Sustentabilidade

Chilenos criam sacola plástica solúvel em água e não poluente

HAUS
13/08/2018 15:17
Thumbnail

Foto: Claudio Reyes / AFP | AFP

Dois engenheiros chilenos parecem ter encontrado a solução para um dos maiores problemas ambientais da atualidade: a poluição por plástico, especialmente pelas sacolas plásticas. No último dia 24 de julho, Roberto Astete e Cristian Olivares, gerentes geral e comercial da Solubag, respectivamente, apresentaram ao mundo as sacolas solúveis em água e livre de poluentes, segundo eles, desenvolvidas pela marca e fabricadas a partir de uma mudança na fórmula do plástico.
Para comprovar o fato, eles fizeram um pedaço do material desaparecer dentro de uma jarra d´água na coletiva de imprensa realizada na capital Santiago, e depois ainda beberam o líquido em frente às câmeras.
Roberto Astete and Christian Olivares apresentam a sacola para a imprensa. Foto: Claudio Reyes/AFP
Roberto Astete and Christian Olivares apresentam a sacola para a imprensa. Foto: Claudio Reyes/AFP
O material tem fórmula química à base de PVA (álcool polivinílico), que substitui os derivados do petróleo na fabricação do plástico. “Nosso produto deriva de uma pedra calcária que não causa danos ao meio ambiente”, garante Astete. Ele acrescentou ainda que a dissolução do material deixa como resíduo na água o carbono, elemento que “não tem nenhum efeito no corpo humano”.

Outros produtos

Além das sacolas, a empresa afirma que a fórmula desenvolvida permite produzir qualquer material plástico e já estuda fabricar produtos como talheres, pratos e outros tipos de embalagens. As sacolas, no entanto, deverão ser as primeiras a serem comercializadas, o que deve acontecer a partir de outubro no Chile, país que foi um dos primeiros da América Latina a proibir o uso de sacos plásticos convencionais nos estabelecimentos comerciais.
A Solubag ainda desenvolveu um tecido solúvel (em água quente). Segundo a empresa, ele poderia ser utilizado na preparação de chás e cafés e em produtos hospitalares, como protetores de macas, batas e toucas médicas.
Com a iniciativa, a empresa ganhou o prêmio SingularityU Chile Summit 2018 como empreendimento catalizador de mudança, e rendeu aos profissionais um estágio no Vale do Silício a partir de setembro.
Assista ao vídeo de apresentação da sacola solúvel em água.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!