Usina que transforma lixo em energia será a maior do mundo e deve entrar em operação em 2020

Luciane Belin
02/02/2019 13:30
Thumbnail

Fotos: Schmidt Hammer Lassen + Gottlieb Paludan

Os escritórios Schmidt Hammer Lassen e Gottlieb Paludan venceram em parceria o concurso para a elaboração do projeto de uma enorme usina que vai utilizar resíduos para gerar energia nos arredores de Shenzhen, na China.
Com 112,6 mil m², a planta da Shenzhen East Waste-to-Energy se baseia em um design simples e clean para propor o processamento do lixo em uma cidade que é uma das maiores produtoras de resíduos do mundo.
Circular, o prédio rompe com o formato frequentemente retangular deste tipo de construção fabril, trazendo um novo respiro para os projetos do setor – e também para a cidade, já que a usina deve dar conta de processar sozinha um terço do lixo que Shenzhen produz diariamente.
Das 15 mil toneladas de lixo geradas todos os dias na cidade chinesa, que tem 20 milhões de habitantes, 5 mil toneladas serão incineradas, gerando 550 milhões de kWh de energia. O objetivo da cidade com a construção deste novo espaço é tornar Shenzhen mais verde e retardar a produção de resíduos, que vem aumentando cerca de 7% ao ano.
A geração de energia não acontecerá apenas com a queima do lixo. Dos 66 mil m² de área do teto, 44 mil m² serão cobertos por painéis fotovoltaicos, de forma que o prédio vai gerar energia limpa também por meio da luz solar.
Cercada por verde, a planta será acessada através de um parque, que poderá ser visitado pelos moradores da cidade. O projeto começou a ser elaborado em 2016 e a previsão de finalização da instalação é para 2020.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!