Cidade troca lixo plástico por passagem de ônibus para conter a poluição

Em Surabaya, na Indonésia, cinco garrafas plásticas equivalem a um bilhete de duas horas no transporte coletivo

Foto: Public Domain/Reprodução

por HAUS

30/10/2018

compartilhe

Esfera de água “comestível, sacolas solúveis em água, um pac-man gigante para conter e recolher os resíduos despejados nos oceanos. Estas são apenas algumas das soluções que cientistas e inventores de todo o globo apresentam como alternativa para tentar conter, ou pelo menos minimizar, a poluição por plástico, um dos principais problemas relacionados à sustentabilidade a nível mundial.

Distante dos laboratórios, outras iniciativas, muitas delas de simples execução, se juntam às inovações que visam eliminar o plástico da vida moderna. É o caso de uma campanha realizada pelo município de Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, que incentiva os moradores a trocarem embalagens plásticas por passagens de ônibus.

Foto: PxHere/Reprodução

Na tabela de troca, dez copos plásticos ou cinco garrafas equivalem a um bilhete de duas horas no transporte público local. Diariamente, um ônibus tem capacidade para coletar até 250 kg de garrafas, o que soma 7,5 toneladas a cada mês.

A Indonésia é o segundo país que mais contamina os oceanos com plástico, ficando atrás apenas da China. Mesmo assim, tem planos audaciosos sobre o tema e pretende se tornar um território livre do plástico até 2020.

LEIA TAMBÉM

Brasileiros criam embalagem sustentável que substitui plástico filme e papel alumínio

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você