Cidade oferece passagens de metrô em troca de garrafas de plástico

Roma inicia projeto piloto para ampliar reciclagem e incentivar o uso do transporte coletivo

Estações de metrô de Roma receberam equipamento para depositar garrafas plásticas, que viram créditos para usar na compra de bilhetes do metrô. Foto: Bigstock.

por Daliane Nogueira

13/08/2019

compartilhe

Roma está testando um sistema para incentivar a reciclagem de garrafas plásticas. E a moeda de troca para tanto é: passagens de metrô gratuitas. O projeto da capital italiana se chama +Ricicli + Viaggi (+ Reciclar + Viagem) e permite que o usuário, por meio do aplicativo de transporte myCicero, receba 5 centavos de euro por garrafa PET em tamanhos de 500 ml a 2 litros.

É possível entregar garrafas em três estações inicialmente: San Giovanni, Cipro e Pyramid. A partir daí, acumulam-se créditos que são usados na compra de bilhetes. O projeto tem dois objetivos: ampliar a reciclagem de plástico e incentivar o uso de transporte público.

Os primeiros resultados da ação são promissores. Foram mais de 60 mil garrafas em duas semanas, segundo informações da empresa.  A prefeita da cidade Virginia Raggi já havia comemorado as 11 mil garrafas da primeira semana. Os organizadores estimam ser possível chegar em um milhão de unidades recicladas.

A primeira fase do projeto vai durar 12 meses, usando as três estações listadas.  Após a avaliação da performance, será decidida a expansão para as demais estações.

LEIA TAMBÉM

Londres instala bebedouros públicos para combater uso de garrafas plásticas

Argentinos criam sistema construtivo à base de madeira e garrafas PET recicláveis

Cientista cria garrafa sem plástico que se decompõe em três semanas

Novo tipo de tijolo utiliza garrafas PET recicladas em sua composição

Engenheiros criam bolha de água comestível que substitui garrafas de plástico

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você