Cidade oferece passagens de metrô em troca de garrafas de plástico

Daliane Nogueira
13/08/2019 10:35
Thumbnail

Estações de metrô de Roma receberam equipamento para depositar garrafas plásticas, que viram créditos para usar na compra de bilhetes do metrô. Foto: Bigstock.

Roma está testando um sistema para incentivar a reciclagem de garrafas plásticas. E a moeda de troca para tanto é: passagens de metrô gratuitas. O projeto da capital italiana se chama +Ricicli + Viaggi (+ Reciclar + Viagem) e permite que o usuário, por meio do aplicativo de transporte myCicero, receba 5 centavos de euro por garrafa PET em tamanhos de 500 ml a 2 litros.
É possível entregar garrafas em três estações inicialmente: San Giovanni, Cipro e Pyramid. A partir daí, acumulam-se créditos que são usados na compra de bilhetes. O projeto tem dois objetivos: ampliar a reciclagem de plástico e incentivar o uso de transporte público.
Os primeiros resultados da ação são promissores. Foram mais de 60 mil garrafas em duas semanas, segundo informações da empresa.  A prefeita da cidade Virginia Raggi já havia comemorado as 11 mil garrafas da primeira semana. Os organizadores estimam ser possível chegar em um milhão de unidades recicladas.
Oltre 11mila bottiglie di plastica riciclate e recuperate in metro. Un bel risultato ottenuto dopo poco meno di una settimana dal lancio della campagna Atac +Ricicli +Viaggi: https://t.co/Bsi8kRJ0jZ pic.twitter.com/AIfLfBTDbH
— Virginia Raggi (@virginiaraggi) July 29, 2019
A primeira fase do projeto vai durar 12 meses, usando as três estações listadas.  Após a avaliação da performance, será decidida a expansão para as demais estações.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!