Cidade recicla 100% dos resíduos da construção civil e reaproveita em obras públicas

Vivian Faria*
21/10/2019 10:45
Thumbnail

Jundiaí, no interior de São Paulo, implantou sistema que consegue reciclar 100% dos resíduos. Foto: Divulgação

Quando o assunto é reciclagem de resíduos da construção civil, o Brasil ainda tem muito o que melhorar: cerca de 21% do entulho produzido no país é reciclado, quando praticamente todo ele poderia ser reutilizado.
Apesar da média nacional, há municípios que já atingiram índices de reciclagem bastante altos. Um case de sucesso é a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, que desde 2013 recicla 100% do resíduo produzido em obras feitas ali – algo em torno de 15 mil toneladas por mês.
O segredo para isso é um programa de gestão de resíduos da construção civil que envolve um sistema totalmente digital para acompanhar – inclusive por georreferenciamento – o lixo desde a sua geração até a reciclagem, que é feita no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) do município. Todas as empresas autorizadas a fazer o transporte de entulho de construção – os chamados caçambeiros – são cadastradas, o que permite esse acompanhamento e facilita as ações de fiscalização.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“O gerador, a medida que tem necessidade, vai ao transportador e faz a solicitação [de transporte do lixo]. Isso gera um número personalizado. A partir do número, temos como saber quem é o gerador e onde a caçamba estava situada geograficamente. No momento em que está cheia, ela é trazida ao Geresol e damos baixa no processo. Então, o gerador recebe no e-mail dele uma mensagem dizendo que a caçamba chegou e o lixo foi descartado adequadamente”, explica o diretor de Limpeza Pública de Jundiaí, Márcio Alberto Moraes.
No Geresol, o entulho é triado e triturado para então seguir para o beneficiamento, responsabilidade de uma empresa privada que atua por meio de concessão. Beneficiado,  o lixo se transforma em seis subprodutos: pedra 1, pedra 3, pedrisco, bica corrida, areia e pó de pedra. Parte deles é usada para cobertura de estradas não pavimentadas. Outra parte é reutilizada na produção de concreto, o qual é utilizado em obras públicas diversas.

Do aterro à reciclagem

O processo funciona exatamente desta forma há pouco mais de um ano, mas a mudança no tratamento dado aos resíduos da construção civil no município começou em 2010. Até então todo o entulho de obras feitas na cidade – algo em torno de 20 mil toneladas por mês – era aterrado. “Então, os próprios caçambeiros se organizaram para poder fazer a reciclagem”, conta o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos do município, Adilson Rosa.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Entre 2010 e 2013, o município passou a reciclar cerca de 30% do lixo de construção produzido ali. Para isso, estabeleceu normas regulando a reciclagem e passou a cobrar uma taxa dos transportadores de resíduo – que, por sua vez, cobram dos geradores. A partir de outubro de 2013, iniciou-se a operação de beneficiamento, que gera os seis subprodutos já citados, e o índice de reciclagem subiu para 100%. Assim, o foco passou a ser o combate aos pontos de descarte clandestinos cujo lixo já era recolhido pela prefeitura e encaminhado para a reciclagem.
Em 2018, o programa de gestão desses resíduos passou por outra mudança. Desta vez, o processo foi dividido em duas operações – e o preço pago por elas também foi dividido. Com isso e com uma negociação do preço pago pelo processamento de cada tonelada de lixo, foi possível reduzir o custo operacional do programa de aproximadamente R$ 20 milhões por ano para R$ 11,8 milhões por ano.
Além disso, ações de conscientização  da população e de fiscalização fizeram com que o município conseguisse reduzir o número de pontos de descarte irregular desse tipo de resíduo para 50. Em 2010, a prefeitura contabilizava cerca de 1.700 desses locais.

LEIA TAMBÉM

*especial para Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!