Cientista cria garrafa sem plástico que se decompõe em três semanas

HAUS
15/02/2019 16:35
Thumbnail

Imagem: Choose Water/Divulgação

Um futuro sem plástico! No que depender dos pesquisadores, é isto o que o mundo deverá presenciar nas próximas décadas. Depois das sacolas que se dissolvem em água e dos utensílios de cozinha feitos com casca de arroz, chegou a vez das garrafas plásticas ganharem versões sustentáveis e que prometem resolver um dos maiores problemas ambientais da atualidade: a poluição por plástico.
É o caso da Choose Water, desenvolvida pelo cientista escocês James Longcroft. Feita a partir de papel reciclado na parte externa, a garrafa possui interior à prova d’água derivado de um material específico e 100% natural. Quando descartada na água ou no mar, sua estrutura se decompõe em apenas três semanas, eliminando o resíduo do meio ambiente. Nem mesmo a tampa deixa rastros da existência da garrafa, uma vez que, feita de aço, enferruja e também desaparece.
Imagem: Choose Water/Divulgação
Imagem: Choose Water/Divulgação
“O exterior é feito de papel reciclado, mas o interior tinha que ser à prova d’água, fornecer força para que a garrafa retivesse sua estrutura e mantivesse a água fresca – assim como o plástico. Conseguimos fazer tudo isso (…) com uma combinação de materiais naturais e sustentáveis. Eu apenas misturei algumas coisas de árvores e plantas – elas são todas naturais”, explicou James ao The Scotsman.

Causa

O incentivo para o desenvolvimento da Choose Water vai além da questão da sustentabilidade e decorre da ação de caridade Water for África (Água para a África), promovida pela empresa há cerca de três anos e que revertia seu lucro para o envio de água limpa para locais remotos do continente africano. Mesmo colaborando com estas populações, a inciativa também contribuía para o aumento do lixo plástico, o que fez com que James passasse a buscar uma solução para o problema.
Atualmente a Choose Water, baseada em Londres e Edimburgo, abastece hotéis, restaurantes e cafés. Para James, um dos maiores desafios do projeto é fazer com que a Choose Water chegue às prateleiras e consiga concorrer com a gigantesca indústria do plástico. “Mudar uma indústria será uma batalha gigantesca, mas com o apoio do público vamos mudar a forma como olhamos para a água engarrafada”, completou ao The Scotsman.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!