Sustentabilidade

Conheça instituições de Curitiba que aceitam móveis usados e até buscam em casa

HAUS
11/05/2017 18:00
Thumbnail

Foto: Pixabay/Reprodução

Abrir mão de alguns móveis de casa, às vezes, é necessário. Seja por uma mudança, por enjoar da decoração ou qualquer outro acontecimento, o descarte dos objetos pode ser uma boa forma de praticar o bem. Há diversas instituições em Curitiba que aceitam doações e recolhem móveis em casa! Conheça algumas abaixo:

Amigos do Hospital de Clínicas

A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1986, que trabalha com projetos e arrecadação de recursos em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
O que é possível doar: Móveis, eletrodomésticos, cabelo, roupas e sapatos
Como doar: Diretamente nos Amigos do HC. Se houver uma grande quantidade a ser doada ou móveis, a instituição tenta disponibilizar um caminhão do hospital.
SERVIÇO| Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. Avenida Agostinho Leão Jr, 336, Alto da Glória. Telefone (41) 3091-1000. Atendimento: das 8:30 as 17:30, de segunda a sexta. Nas quartas-feiras, o horário se estende até as 19 horas. Site: www.amigosdohc.org.br

Pequeno Cotolengo

Pequeno Cotolengo. Foto: Bruno Covello/Gazeta do Povo
Pequeno Cotolengo. Foto: Bruno Covello/Gazeta do Povo
A organização italiana, que chegou em Curitiba em 1965 e se mantém através de doações e parceiros mantenedores, acolhe pessoas com deficiências múltiplas para fornecer moradia, educação e saúde.
O que é possível doar: eletrodomésticos, móveis, roupas e calçados.
Como doar: É possível agendar a coleta em casa, com caminhões de doações que percorrem a cidade, ou entregar as doações na própria instituição.
SERVIÇO| Pequeno Cotolengo. Rua José Gonçalves Júnior, 140, Campo Comprido. Telefone: (41) 3314-1900. Horário de atendimento: das 7 às 19 horas, de segunda a segunda. Site: www.pequenocotolengo.org.br

Fundação de Ação Social de Curitiba – Disque Solidariedade

A Fundação de Ação Social, órgão público responsável pelas ações de assistência social em Curitiba, criou o serviço telefônico Disque Solidariedade, que serve para coletar doações que possam ser reaproveitadas pela população em situação de vulnerabilidade social.
O que é possível doar: móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados, brinquedos e outros objetos.
Como doar: Ligar para o Disque Solidariedade (156) informando sobre os produtos que serão doados e agendando a entrega, ou doar diretamente na sede da FAS.
SERVIÇO| Fundação de Ação Social. Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido. Telefone: (41) 3350-3500. Horário de atendimento: das 8 às 18 horas, de segunda a sexta. O Disque Solidariedade (156) funciona 24 horas por dia. Site: www.fas.curitiba.pr.gov.br

Asilo São Vicente de Paulo

Asilo São Vicente de Paulo aceita doação de móveis. Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Asilo São Vicente de Paulo aceita doação de móveis. Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Instituição sem fins lucrativos, o asilo tem capacidade para 160 idosos. Para longa permanência, o local aceita apenas mulheres, com diferentes graus de limitações. É realizado um bazar de roupas e móveis para arrecadar dinheiro.
O que é possível doar: móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados, dinheiro e alimentos.
Como doar: é possível agendar a coleta em casa ou entregar as doações na própria instituição.
SERVIÇO| Asilo São Vicente de Paulo. Rua São Vicente, 100, Juvevê. Telefone: (41) 3313-5353. Horário de atendimento: das 8 às 18 horas, de segunda a segunda. Site: asilosaovicente.org.br.

APAE Curitiba

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma fundação sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência intelectual, desde bebês até idosos. São diversas sedes espalhadas em Curitiba.
O que é possível doar: móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de escritório, brinquedos, material esportivo e roupas.
Como doar: É possível agendar a retirada das doações ou entregar na instituição. Objetos de pequeno porte podem ser doados na administração da APAE, no Batel (Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597). Se forem objetos grandes, é preciso entregar na sede de Santa Felicidade.
SERVIÇO| APAE Curitiba. Rua Orlando Peruci, 1472, Santa Felicidade. Telefone: (41) 3372-2625. Telefone geral da APAE: (41) 3322-9339. Horário de atendimento: das 8 às 12 horas, das 13 às 17 horas, de segunda a sexta. Site: www.apaecuritiba.org.br

Rede Solidária Curitiba

A Rede Solidária é uma organização formada por 10 imobiliárias de Curitiba (2000, Baggio, C3, Cilar, Galvão Vendas, Galvão Locações, Habitec, J8, Kondor  e Razão ) que promove ações sociais através de doações. Há um bazar, realizado de segunda a sexta, que vende as doações para arrecadação de dinheiro.
O que é possível doar: móveis, eletrodomésticos, roupas e brinquedos.
Como doar: É possível agendar a retirada das doações ou entregar diretamente nas imobiliárias fundadoras do projeto, assim como no local do bazar.
SERVIÇO| Rede Solidária Curitiba. Rua Raul Joaquim Quadros Gomes, 495, Tarumã. Telefone: (41) 3079 1790. Bazar aberto segunda, terça, quinta e sexta-feira das 12 às 16 horas. Quarta-feira das 9 às 16 horas. Site: www.redesolidariacuritiba.com.br

Casa dos Pobres São João Batista

Casa dos Pobres São João Batista. Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Casa dos Pobres São João Batista. Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Fundada em 1954, a Casa dos Pobres São João Batista atende como albergue 24 horas e presta assistência gratuita a pessoas que vêm a Curitiba para tratamento médico, além de oferecer assistência e orientação educacional para crianças.
O que é possível doar: eletrodomésticos, móveis, roupas, utensílios domésticos, alimentos e dinheiro.
Como doar: não realizam coleta na casa dos doadores, é preciso entregar na instituição, a qualquer horário.
SERVIÇO| Albergue São João Batista. Rua Piquiri, 326, esquina com a Brasílio Itiberê, Rebouças. Telefone: (41) 3333-8373. Site: www.facebook.com/Casa-Dos-Pobres-São-João-Batista-233467793511769/
Sabe de mais algum local que aceite móveis e eletrodomésticos usados? Envie um e-mail para haus@gazetadopovo.com.br ou uma mensagem na página do nosso Facebook.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!