Sustentabilidade

Curitiba terá prédio com certificação sustentável inédita e recarga gratuita para carro elétrico

HAUS
05/11/2018 20:25
Thumbnail

Almáa será um empreendimento da Laguna com 214 placas fotovoltaicas e geração de 30% da energia consumida pelo empreendimento. Imagem: Divulgação

Construções sustentáveis cresceram 79,6% nos últimos cinco anos na região Sul do Brasil, segundo dados do Green Building Council (GBC) – praticamente o dobro da média brasileira: 41% no mesmo período. Tamanha representatividade regional fica traduzida nos frequentes lançamentos de empreendimentos com esse apelo. O ano de 2018 termina com uma conquista: o processo de certificação sustentável inédito no Brasil, o GBC Platinum, para os empreendimentos Almáa Cabral e Mai Terraces, da Construtora e Incorporadora Laguna.
Durante a 5ª Smart Energy CIEI&EXPO, evento que será sediado em Curitiba entre os dias 5 e 7 de novembro, será formalizado o processo de certificação de ambos os empreendimentos.
No caso do Almáa Cabral, com previsão de entrega para 2021, o processo de certificação está vinculado ao projeto de geração de energia que garante o abastecimento dos carros elétricos dos moradores. Cada unidade residencial terá direito a uma vaga de garagem com 100% da necessidade dos veículos elétricos garantida pela autogeração, o que faz do empreendimento o primeiro do país com esse serviço.
“Incentivamos a discussão sobre alternativas verdes e edificações sustentáveis. Temos isso como compromisso com a sociedade e com nossos clientes”, explica André Marin, diretor de incorporação da empresa que detém mais certificações sustentáveis na Região Sul.
Marin explica que o que possibilitará essa grande geração de energia no Almáa é o fato de ele ser um empreendimento horizontalizado. São seis pavimentos e no terraço serão instaladas 214 placas fotovoltaicas, que gerarão 30% da energia utilizada pelo condomínio, além de abastecer as vagas de garagem para carros elétricos.
Empreendimento Mai Terraces é um dos lançamentos com certificação GBC Platinum da Construtora e Incorporadora Laguna. Imagem: Divulgação
Empreendimento Mai Terraces é um dos lançamentos com certificação GBC Platinum da Construtora e Incorporadora Laguna. Imagem: Divulgação
O outro empreendimento em processo de certificação na mesma categoria é o Mai Terraces. Por ser composto por duas torres de 24 pavimentos, as placas fotovoltaicas serão responsáveis pela geração de 30% das necessidades de energia do condomínio, mas ele terá um ponto de carregamento para carro elétrico disponível para os moradores. Além disso, outras características como materiais usados, conforto térmico e reuso de água de chuva contribuirão para menor emissão de CO².
Marin confirma ainda outra iniciativa sustentável para os dois empreendimentos: ambos terão um carro elétrico disponível para uso do condomínio.
Bruno Martinez, engenheiro da Petinelli — empresa paranaense que trabalha com consultoria especializada em construções sustentáveis e presta serviço para a Laguna –, aponta que a tendência é que a região Sul do Brasil siga na vanguarda do desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis. “O número de lançamentos com certificação no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é muito superior à média nacional e se aproxima de países da Europa, com a Alemanha”, diz.

Netzero Transporte

A estimativa para 2025 é que as vendas globais de carros elétricos poderão superar 10 milhões de unidades por ano, segundo estudo elaborado pelo Itaú BBA. No início de 2018, a frota mundial era de aproximadamente 3,2 milhões. Além disso, a Uber anunciou este mês que, até 2025, toda a sua frota de carros em Londres será de veículos elétricos, como parte do plano Ar Limpo. Grandes montadoras como Nissan, Chevrolet e Toyota, têm investido pesado no mercado mundial e desenham planos para desembarcar seus carros no Brasil já em 2019.
A explicação vem de alguns fatores: carros elétricos poluem menos, dão menos manutenção e o preço do combustível não está ligado aos combustíveis fósseis. “A tendência das construções sustentáveis é proporcionar estrutura para carros elétricos. É isso que estamos antecipando em nossos empreendimentos com o projeto NetZero Transporte”, diz Marin.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!