Sustentabilidade

Desenvolvida por brasileiros, casa sustentável pré-fabricada une itens de luxo e montagem rápida

Luciane Belin*
27/09/2018 20:50
Thumbnail

Foto: Divulgação | Filippo Bamberghi

Uma nova tecnologia construtiva desenvolvida por uma startup brasileira já permite adquirir uma casa pré-fabricada com tecnologias autossustentáveis integradas a cada área da residência.
Apresentada durante a Casa Cor de São Paulo, entre maio e julho deste ano, a casa da SysHaus leva seis meses para ficar pronta: três para a produção de seus componentes em fábrica e mais três para a montagem – um prazo curto em comparação ao tempo que uma casa de alvenaria convencional leva para ser construída, entre um ano e meio e dois.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
De acordo com Beto Cabariti, diretor de design da SysHaus, quem estiver interessado na casa do tipo pode optar por duas opções: a “de prateleira”, cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo renomado arquiteto Arthur Casas e que tem um formato já estabelecido, e uma opção mais personalizada, com ampliação ou redução de metragens, cômodos e quantidade de pavimentos.
A princípio, todas as casas construídas seguem o conceito criado por Arthur Casas, mas a partir do próximo ano a empresa fará uma curadoria com outros arquitetos que já são referência em projetos sustentáveis para trazer outros projetos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Projeto

A casa, que pode ter até dois pavimentos e variar entre 80 e 700 metros quadrados, aproximadamente, tem como grandes diferenciais a possibilidade de utilizar tecnologias renováveis para reaproveitamento de recursos, redução de desperdício e de consumo de energia, enquanto se utiliza de internet das coisas e inteligência artificial para gerar integração e automatização dos ambientes.
“O grande diferencial que a gente coloca é a questão da sustentabilidade. Três itens não abrimos na hora de vender uma casa: a captação de energia solar, água da chuva com reuso no jardim e o biodigestor que converte o lixo orgânico em biogás”, explica Cabariti.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A SysHaus oferece também a opção de inclusão de um telhado verde, que pode funcionar como jardim, como horta ou simplesmente uma grama, e da integração Smart Home. “Tecnologia da integração das coisas e controle de voz é algo que estamos focando bastante. Então se a pessoa quer que a luz seja controlada pela voz, ou o sistema de som e os eletrodomésticos, tudo pode ser integrado. Basta adquirir itens compatíveis com a Alexa [assistente virtual de inteligência artificial desenvolvido por subsidiária da Amazon]”.

Uso e durabilidade

De acordo com Cabariti, embora não seja possível detalhar os aspectos da tecnologia construtiva desenvolvida pela SysHaus por questões de confidencialidade contratual, é possível adiantar que a estrutura é feita em aço e alumínio. “Os componentes de janelas e caixilhos são todos em alumínio e as paredes são um composto de camadas com uma tecnologia desenvolvida pela SysHaus. Elas proporcionam uma condição termoacústica muito eficiente, equivalente a uma parede de alvenaria”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A casa também é entregue com revestimento interno de MDF e externo de alumínio e, por seu conceito de sustentabilidade, dispensa pintura. “A ideia é não ter transformação de material no terreno, de não precisar pegar uma parede, colocar drywall, passar massa corrida… Tudo isso no nosso processo não existe, porque a parede já chega pronta na sala”.
Graças à tecnologia empregada, a SysHaus oferece garantia de 20 anos em cobertura e fechamento da casa e os preços variam de acordo com a quantidade de itens e opcionais inclusos, podendo custar entre R$ 6 e R$ 12 mil o metro quadrado.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Nossa ideia é entregar a solução completa para o cliente, mas é ele quem define o que quer. Ele pode querer ar condicionado na casa inteira, só na suíte master ou só nos quartos e na sala; piso aquecido, gerador, Smart Home, Alexa integrada com o sistema de controle de voz. Tudo isso compõe o valor final”. Os preços dependem ainda do terreno, da localização, dos custos com hospedagem do pessoal da equipe.
Uma das casas já foi vendida: a unidade que estava exposta na Casa Cor, que foi enviada para a cidade de Campos do Jordão, onde está sendo usada como modelo em um complexo hoteleiro, que fará a aquisição de outras 38 unidades. “Fizemos a mobilidade, a equipe montou, embalou, numerou todas as peças e remontou tudo em 45 dias, fazendo um esforço grande para a ocasião especial”.

Veja outras fotos da SysHaus

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!