Sustentabilidade

Designer cria ‘montanha-esponja’ para absorver poluição da cidade

HAUS
11/11/2018 20:00
Thumbnail

Foto: Angelo Renno/divulgação

O designer Angelo Renna propôs uma medida inusitada para diminuir o impacto da poluição na cidade italiana de Turim: uma montanha com função de esponja, que vai absorver o gás carbônico presente na atmosfera. Ela seria ‘construída’ a partir da terra retirada do solo na construção de um túnel na linha férrea que liga Turim a Lyon, na França.
A ‘esponja’ teria 90 metros de altura e 11 hectares. A terra seria preparada com uma mistura de areia e concreto, o que iria sugar o CO2 liberado no ar pelo tráfego de automóveis e indústrias. Assim, o gás carbônico fica preso na terra, sem interferir diretamente em efeitos das mudanças climáticas. Além disso, o espaço também teria a vantagem de servir como um novo parque aberto ao público, servindo de um marco verde para os habitantes.
Foto: Angelo Renno/divulgação
Foto: Angelo Renno/divulgação
Renna integra um projeto coordenado pelo Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido (EPSRC) chamado SUCCESS, que pesquisa o potencial uso do solo para capturar carbono. Junto de ecologistas, engenheiros e geógrafos, designers têm investigado de que forma a terra poderia ser otimizada para absorver o dióxido de carbono em ambientes urbanos.
A estimativa é que a quantidade de terra retirada do solo na construção do túnel ferroviário seja de 6 milhões de toneladas. Segundo pesquisas do SUCCESS, esse tipo de solo teria uma alta capacidade de capturar o gás.
Foto: Angelo Renno/divulgação
Foto: Angelo Renno/divulgação
Na teoria, o SUCCESS mostrou que o solo tem a capacidade de capturar CO2 em uma forma inorgânica a uma taxa de 85 toneladas por hectare por ano — enquanto um hectare de floresta tropical é capaz de absorver 5 toneladas por hectare por ano.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, Turim é uma das cidades mais poluídas da Europa. A situação é agravada pela sua localização geográfica, em um vale, fazendo com que o ar fique ‘preso’ entre montanhas. Outras tentativas de reduzir a poluição do ar incluíram, principalmente, o controle do tráfego.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!