Designer cria roupa sustentável que produz oxigênio

Gazeta do Povo
10/10/2019 12:58
Thumbnail

Foto: reprodução/Roya Aghighi

Algas fazendo fotossíntese – transformando dióxido de carbono (Co²) em oxigênio (O²) – foram o ponto de partida para o projeto da designer e estilista canadense-iraniana Roya Aghighi que deu origem a uma roupa sustentável.
Desenvolvida em parceria entre a University of British Colombia (UBC) e a Emily Carr University, a técnica, que foi batizada de biogarmentação, produz um tecido fabricado a partir de células fotossintéticas vivas que são a matéria-prima das peças.
Foto: reprodução/Roya Aghighi
Foto: reprodução/Roya Aghighi
De acordo com Roya, “a alga verde unicelular Chlamydomonas reinhardtii é fiada juntamente com nanopolímeros”. O resultado é um tecido que se parece com linho, porém pode ser considerado vivo, pois tem a capacidade de realizar fotossíntese. Ou seja: as células respiram transformando dióxido de carbono em oxigênio.

Como cuidar do tecido

Foto: reprodução/Roya Aghighi
Foto: reprodução/Roya Aghighi
O processo de biogarmentação é ativado quando o tecido é exposto à luz solar. Para que a roupa “sobreviva”, é necessário borrifar água uma vez por semana. No entanto, o ciclo de vida do tecido dura apenas um mês. A pesquisadora enfatiza que o período pode ser estendido desde que seja feito o tratamento adequado — o que, na sua visão, estimula o cuidado de cada um. Após seu uso, a peça pode ser descartada por meio de compostagem.
Roya explica que a função da roupa é melhorar o ambiente imediato do usuário, porém o uso em massa é capaz de reduzir as emissões de carbono. A ideia é que as pessoas passem a cuidar das roupas como se fossem plantas, se envolvendo no processo — ao contrário do que caracteriza como “uma prática ambientalmente destrutiva de fazer roupas sintéticas e descartá-las após poucos usos”.
Foto: reprodução/Roya Aghighi
Foto: reprodução/Roya Aghighi
“Ao tornar os têxteis vivos, os usuários desenvolvem um apego emocional às suas roupas”, destaca Aghighi. “O ciclo de vida do tecido vivo depende diretamente de como é tratado. Assim, o cuidado com as roupas seria parte crucial do sistema”.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!