Sustentabilidade

Designer cria jaqueta com painéis solares para carregar celular

HAUS
23/08/2016 16:52
Thumbnail

Demonstração do produto criado para guias turísticos que passam até 10 horas em campo. Foto: Roos van de Kieft/Divulgação

A designer holandesa Pauline van Dongen surpreendeu mais uma vez. Ela acaba de anunciar a criação de uma jaqueta windbreaker (quebra vento, em tradução livre) com células fotovoltaicas flexíveis para carregar a bateria de celulares e outros aparelhos eletrônicos.
A jaqueta é à prova da água e é feita a partir de brim e garrafas PET recicladas. Ao todo, são três painéis solares flexíveis incorporados à frente da vestimenta. Em um dos bolsos internos fica um power bank com energia suficiente para carregar o aparelho por duas horas.
A tecnologia foi adaptada para guias turísticos que atuam na região da reserva natural holandesa de Wadden Sea Islands, que costumam ficar em campo por até 10 horas auxiliando exploradores.
Não é a primeira vez que as células solares flexíveis são utilizadas em roupas, mas é a primeira de que se tem notícia que a tecnologia foi empregada em uma jaqueta windbreaker.

LEIA TAMBÉM

Arquitetos curitibanos criam cadeira em homenagem ao MON

Curitiba tem um dos 10 melhores estúdios de design do Brasil

Arena olímpica de handebol será convertida em escolas

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!