Engenheiros da USP criam plástico biodegradável feito a partir de mandioca

Gazeta do Povo
23/10/2019 20:40
Thumbnail

Foto: Gerhard Waller/Esalq/Reprodução

É uma realidade: o uso do plástico está com os dias contados. E a substituição dele por materiais menos poluentes e mais sustentáveis aparece por meio de diversas matérias-primas, sendo a mais recente delas a mandioca, a partir de uma pesquisa com DNA brasileiro.
Engenheiros da Universidade de São Paulo (USP) divulgaram nesta quarta-feira (22) a criação de um novo tipo de plástico biodegradável feito a partir do tubérculo, que passaria facilmente como um plástico de origem fóssil por olhos mais desatentos. Transparente e resistente, o material foi desenvolvido em parceria por duas unidades da universidade, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e a Escola Politécnica (Poli), e já teve sua patente requerida para que a tecnologia possa ser repassada à indústria.
Foto: Gerhard Waller/Esalq/Reprodução
Foto: Gerhard Waller/Esalq/Reprodução
A resistência do material, por sua vez, é potencializada pela técnica desenvolvida pelos pesquisadores, que utiliza gás ozônio (ou ozonização) para processar e modificar o amido, tornando suas propriedades melhores do que as do plástico que utiliza apenas amido “nativo”.
“As aplicações [do plástico] são inúmeras, já que embalagens mais resistentes e transparentes são desejáveis em grande parte das aplicações”, diz em nota a pesquisadora boliviana Carla Ivonne La Fuente Arias, engenheira química e de alimentos que integra a pesquisa.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!