Sustentabilidade

Garis paranaenses viralizam com tutorial sobre como descartar vidro; aprenda

HAUS
25/10/2017 12:46
Thumbnail

Foto: Reprodução/Facebook

O descarte correto do lixo é fonte quase inesgotável de dúvidas. Para auxiliar os moradores a ir além da mera separação dos resíduos orgânicos e recicláveis, dois garis paranaenses gravaram um vídeo e, em poucos minutos, se tornaram celebridades na web.
Kennedy Danilo e Romildo Souza são garis do município de Umuarama, no noroeste do Paraná. No último dia 26 de setembro, eles publicaram um tutorial no Facebook no qual ensinam uma maneira segura de descartar vidros e lâmpadas quebrados, materiais que podem causar ferimentos nos trabalhadores no momento da coleta do lixo doméstico.

O primeiro passo é cortar com uma faca (ou tesoura) ao meio uma garrafa PET. Os cacos de vidro ou da lâmpada, então, são colocados na metade inferior da garrafa. Para isso, Souza lembra que é necessário se usar uma luva ou contar com o auxílio de uma pazinha de lixo ou outro tipo de suporte, como forma de evitar cortes nas mãos.
Com todos os cacos recolhidos, o último passo é apertar a “boca” da parte inferior da garrafa e encaixar nela a parte do bico, fazendo com que esta desça até o “fundo” da garrafa. Assim, os vidros estão prontos para serem descartados com segurança.
No tutorial, os garis ainda orientam os moradores a não deixarem as sacolas e sacos com lixo pendurados em árvores, grades ou no poste, o que dificulta a coleta.

Reconhecimento

Com pouco mais de três minutos e gravado no local de trabalho de Danilo e Souza, o vídeo – que é o segundo da dupla – já tem mais de 10,5 mil compartilhamentos e ganhou internautas de todo o Brasil. O sucesso, inclusive, fez com que eles lançassem nesta terça-feira (24) o canal “Diário de um Gari”, que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre o cuidado com o descarte dos resíduos domésticos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!