Sustentabilidade

Google lança ferramenta que calcula a quantidade de gás carbônico gerada nas cidades

HAUS*
25/09/2018 20:52
Thumbnail

Foto: Antonio More / Arquivo / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Além de auxiliar seus usuários a se localizarem e deslocarem pelas cidades, o Google acaba de apresentar um recurso que irá contribuir, também, para a sustentabilidade dos espaços urbanos. Lançado no último dia 10, o Environmental Insights Explorer (EIE) calcula a pegada de carbono, ou seja, a quantidade de gás carbônico emitida diariamente nas cidades com o objetivo de facilitar o planejamento de soluções, como o transporte público, que possam estar relacionadas às questões climáticas.
Isso é possível porque, a partir das informações que o Google Maps já disponibiliza, entre outros parâmetros, a ferramenta destaca as principais fontes de emissão dos gases. Entre elas estão o transporte, as construções (casas ou edifícios) e a energia gasta pela construção civil. No caso do transporte, a ferramenta permite inclusive simular o quanto a quantidade de emissão do gás carbônico seria reduzida se uma nova linha de metrô fosse construída em determinado local, por exemplo.
Imagem: reprodução/EIE
Imagem: reprodução/EIE
As imagens de satélite, por sua vez, permitem que ferramenta aponte quais telhados seriam adequados para receber equipamentos voltados à geração de energia solar. Todos os dados estão abertos e podem ser consultados para a execução de planos e metas pelas gestões municipais.
“Esta ferramente está olhando para as milhares de cidades que estão por aí hoje e que normalmente não têm recursos para gastar na exploração ou na análise de dados. Ela ajuda a minimizar isso e a reduzir algumas das complexidades e custos desse processo, então você tem mais pessoas gastando menos tempo na coleta e processamento de dados e mais no planejamento de ações”, disse Nicole Lombardo, que lidera as parcerias para o desenvolvimento sustentável no Google, em entrevista à Fast Company.
Imagem: reprodução/EIE
Imagem: reprodução/EIE
Ainda em versão beta, o Environmental Insights Explorer conta, até o momento, com informações de cinco cidades: Buenos Aires (Argentina), Melbourne City (Australia), Victoria (Canadá), Mountain View e Pittsburgh (ambas nos Estados Unidos).
*Com informações do ArchDaily.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!