Sustentabilidade

Grécia usa plástico que ia para o lixo para criar mobiliário urbano

*Camila Machado
28/01/2019 14:22
Thumbnail
“Podemos nós, os cidadãos, usar o resíduos plásticos a nosso favor para construir nossas cidades?” A iniciativa Print Your City (Imprima a Sua Cidade, em tradução livre) responde que sim e mostra como.
A ação na Grécia — parte do movimento Zero Waste Futureestimula os moradores de Thessaloniki — segunda maior cidade grega — a reunir os resíduos plásticos que iam para lixo, encaminhá-los para a reciclagem e, por meio de laboratório instalado, e com um braço robótico, produzir protótipos de mobiliários urbanos.
Os primeiros exemplares foram fabricados no primeiro semestre de 2018 e mostram que vasos de árvores, bancos, bicicletários, sofás e estações de trabalho podem ser ser criados a partir de impressões 3D. O design das peças baseia-se em curvaturas ergonômicas que acomodam uma postura corporal relaxada.

Primeiros resultados

Uma votação popular apontou onde e como os moradores queriam ver nova mobília da cidade. Com quase 3 mil votos, a Praça Hanth foi escolhida e ocupada, em janeiro deste ano, por mais de 900 quilos de resíduos plásticos reinventados.
Os designs favoritos foram os que utilizavam formas orgânicas e curvas, aliadas à funcionalidade, como adaptações para bikes, mesas de trabalhos, assentos e até comedouros para pets.
Durante a duração do projeto, o The New Raw, estúdio idealizador da ação formado pelos arquitetos Foteini Setaki e Panos Sakkas, pretende reciclar quatro toneladas de resíduos plásticos — o que equivale à mesma quantidade produzida por 14 famílias gregas.
Eles buscam disseminar e implementar modelos circulares, desenvolvendo conceitos contextualmente fortes e visualmente inspiradores.
Veja mais fotos dos protótipos criados:
*Especial para a Haus com informações do ArchDaily. 

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!