Sustentabilidade

Londres instala bebedouros públicos para combater uso de garrafas plásticas

HAUS
04/04/2018 11:33
Thumbnail

Foto: Bigstock

A prefeitura de Londres adotou uma medida simples, e que promete ser bastante eficiente, para combater o grande volume de resíduos plásticos na capital inglesa: a instalação de bebedouros e fontes públicas de água potável.
Anunciada pelo prefeito Sadiq Khan no final de 2017, a medida teve a primeira de suas fontes instalada no último mês de março na Carnaby Street, um dos locais de compras mais movimentados de Londres. A instalação de outras três fontes (duas na estação de Liverpool Street e uma na praça Flat Iron) está prevista já para o verão londrino – inverno no Brasil. Até o final do ano, a estimativa é a de que 20 bebedouros estejam disponíveis para uso da população e de turistas.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
“Para controlar os desnecessários resíduos de plástico, precisamos fornecer maneiras simples de reabastecer e acessar a água livre. Durante anos, as fontes públicas de água desapareceram das ruas de Londres, [queremos] continuar devolvendo-os à capital”, disse o prefeito Sadiq Khan em nota publicada no site da prefeitura de Londres. “Queremos ter certeza de que se torne uma norma que as pessoas não possam usar garrafas plásticas de uso único”, completou Shirley Rodrigues, vice-prefeita de Meio Ambiente e Energia, em entrevista ao “The Guardian”.
LEIA MAIS
Segundo a prefeitura, um adulto médio compra mais de três garrafas plásticas de água por semana, cerca de 175 por ano. Isto faz com que, no total, aproximadamente 7,7 bilhões de garrafas plásticas sejam utilizadas e descartadas anualmente em Londres.

Monitoramento

As 20 fontes-piloto que serão instaladas em diversas áreas de Londres contarão com medidores de vazão, para que seu uso possa ser monitorado, como contou ao “The Guardian” Heather Koldewey, co-diretora do #OneLess, campanha contra o plástico de uso único, um dos parceiros da proposta. Pesquisas de rua também serão realizadas para que seja possível identificar se a oferta das fontes públicas está contribuindo para a mudança de comportamento dos moradores e turistas.
Além das fontes públicas, no início de março o prefeito Sadiq Khan lançou a campanha “Refill London”, que incentiva lojas, empresas e cafés a fornecerem água encanada gratuita para o público. As medidas estão em linha com o plano anunciado pela União Europeia no início de 2018 de limpar o continente do plástico de único uso, que incluiu garrafas, canudos, colheres e embalagens.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!