Sustentabilidade

Movimento quer impedir construção do novo Angeloni para criar parque no Bom Retiro

Luan Galani
12/09/2017 21:50
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

A polêmica em torno da construção da nova unidade do Angeloni no bairro Bom Retiro, em parte do terreno onde funcionou o antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, não para. Há pouco tempo surgiu nas redes sociais um movimento popular intitulado de “A Causa Mais Bonita da Cidade”, que reivindica a criação de um novo parque municipal em Curitiba, batizado extraoficialmente de Parque Bom Retiro.
O grupo, que já reúne mais de 3,4 mil apoiadores no Facebook, defende a preservação integral da área, enquanto a Prefeitura de Curitiba, o Grupo Angeloni e a Federação Espírita do Paraná (FEP), em matéria anterior de HAUS, anunciaram que irão preservar o espaço do bosque.
Apesar da criação recente do grupo, a causa não é totalmente nova. Em 2012, logo após a demolição do prédio do antigo hospital, que aconteceu em 36 horas, sem grande discussão pública, o engenheiro civil Eloy Casagrande Junior, que leciona na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e coordena o Escritório Verde da instituição, criou uma petição on-line que ainda está coletando assinaturas para a criação do Parque Municipal do Bosque do Hospital Psiquiátrico do Bom Retiro.
“Eu passo por ali há 18 anos. É meu caminho de trabalho, e fiquei revoltado com a demolição super-rápida no dia 8 de dezembro de 2012, nos últimos dias da gestão Luciano Ducci, quando todos estavam com a cabeça no Natal”, conta Casagrande. “Não houve discussão. E agora queremos preservar esta área, que é o último remanescente do tipo dentro da cidade e que funciona como um importante corredor biológico para os animais da região que vivem entre o Parque São Lourenço, o Bosque do Papa e o Bosque do Alemão.”
Para o engenheiro civil, a área não pode ser entregue a grupos econômicos sem discussão profunda das pessoas. “O voto para uma pessoa não significa carta branca para fazer tudo. O prefeito é um servidor público que deveria, antes de mais nada, consultar a população sobre o que está fazendo”, sentencia.
Outro membro do movimento é o arquiteto Geraldo Pougy, que já foi presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) na gestão anterior do prefeito Rafael Greca (PMN), de 1993 a 1996, e hoje é crítico da atual posição da prefeitura. “Eu respeito o Angeloni e acredito no princípio do terceiro de boa fé”, frisa o arquiteto. “Mas o que me deixa chateado é que a prefeitura deixou isso acontecer sem discussão. Algumas vezes, não tem como escapar de alguns problemas, mas, em muitos outros, a prefeitura tem sim muito poder de negociação“.
“Uma pena que a prefeitura esteja a reboque dos grandes investimentos. O Rafael [Greca] é muito capacitado e sabe como funciona tudo isso, mas deveria liderar a cidade”, critica o arquiteto que também já passou pelo escritório de Jaime Lerner.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A artista plástica Iara Regina Teixeira também participa do movimento por acreditar que o terreno deveria ser preservado integralmente em decorrência de sua importância para a história do Paraná e para a memória da própria FEP. “Inicialmente, lá atrás, o espaço foi comprado com específico fim filantrópico. A área deveria sediar mais alguma instituição de educação ou de caridade para honrar com a história de Lins de Vasconcelos, um dos fundadores do local”, destaca.
Procurada pela reportagem, a prefeitura diz por meio de nota da assessoria de imprensa que ainda não foi procurada pelo movimento para discutir a proposta de criação do parque. E complementa: “O posicionamento da cidade em relação a novas unidades de conservação é favorável, basta analisar o histórico da cidade na criação das mesmas e a quantidade de área verde por habitante no município”.
De acordo com a Federação Espírita do Paraná (FEP), a entidade foi procurada pela prefeitura, que anunciou internamente que está conduzindo novos estudos para tentar viabilizar uma maior preservação do terreno. “É importante salientar que há mais de 100 anos a federação se dedica a cuidar de seu patrimônio. Não há omissão de nossa parte. Basta observar o bosque da área, que está bem cuidado, como nenhum outro da cidade”, destaca.
O Grupo Angeloni não tinha uma resposta oficial acerca do movimento que pede a criação do parque até as 18h40 desta terça-feira (12).

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!