Sustentabilidade

No Quênia, 10 toneladas de plástico retirado do mar se transformam em veleiro colorido

HAUS
09/11/2018 20:30
Thumbnail

O veleiro de nove metros de comprimento está em viagem pela Costa da África Oriental. Foto: FlipFlop / Reprodução

Um alerta triste: segundo dados do Fórum Econômico Mundial em 2050, se a poluição dos mares seguir o ritmo atual, haverá mais material sintético do que peixes nos oceanos. Oito milhões de toneladas de lixo são descartados nos mares todos os anos. E esse plástico, como já observado em diversos documentários e reportagens, prejudica os animais marinhos, que adoecem e morrem ao se alimentarem do produto.
Mas não foi o dado perturbador que moveu o operador turístico Ben Morison a dar o pontapé inicial ao projeto FlipFlopi, que deu origem a um veleiro de nove metros de comprimento todo produzido com resíduos plásticos. Ele passou a se incomodar com o número de garrafas, chinelos e outros materiais que encontrava ao andar na praia na costa do Oceano Índico no Quênia.
O plano que surgiu dessa observação foi ambicioso: a construção de um barco para navegar na costa da África Oriental. Tudo isso para espalhar a mensagem de que a nossa dependência de plásticos sem reciclagem é um perigo e um desperdício.

Vídeo mostra a saída do barco


Foram mais de dois anos até chegar ao último dia 15 de setembro, dia em que o veleiro feito com 10 toneladas de plástico reciclado foi lançado ao mar da ilha de Lamu. Toda a construção foi feita de forma colaborativa, usando a força do artesanato e dos construtores de barcos do local.
No início do ano que vem, o Flipflopi viajará para Zanzibar como parte de uma campanha, apoiada pela iniciativa Mares Limpos da ONU Meio Ambiente.
Morison relata no vídeo de apresentação do projeto que o veleiro representa tudo o que há de melhor na criatividade e resiliência queniana. Demonstrando a capacidade do faça você mesmo, da liderança e iniciativa que permeiam muitas comunidades locais.
Barqueiros e artesãos locais colaboraram no projeto FlipFlop. Foto: FlipFlop/Reprodução.
Barqueiros e artesãos locais colaboraram no projeto FlipFlop. Foto: FlipFlop/Reprodução.
O Flipflopi foi construído a partir de pranchas feitas de plástico reciclado, enquanto o casco e o deque foram cobertos com painéis feitos com cerca de 30.000 chinelos reciclados, o que conferiu o aspecto totalmente colorido.

Processo de produção


O plástico foi coletado das praias de Lamu e das ruas de Nairóbi, Malindi e Mombasa. Tudo foi classificado, enviado para usinas recicladoras para ser remodelado.
Para Morison há um simbolismo em usar os chinelos. Ele explica que o calçado é o mais usado no planeta terra e rompe barreiras linguísticas e de classe social.
A dimensão do problema do lixo nos Oceanos ficou clara para os participantes do projeto ao observar que o plástico recolhido pelos voluntários era proveniente de outros lugares, como Malásia e Tailândia.
Diante disso, Morison espera construir um barco maior, mas calcula precisar de cerca de 500 mil dólares. A equipe arrecadou 11 mil dólares em doações, porém já gastaram mais do que isso. O idealizador espera que o sucesso do projeto lhes permita garantir patrocínio. No site há uma área para doações voluntárias.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!