Oktoberfest transformará copos de plástico utilizados na festa em tijolos para hortas comunitárias

Batizada de "Oktober Consciente", iniciativa é do Instituto Gigantes da Ecologia e arrecadou 50 mil copos somente nos cinco primeiros dias da festa

Foto: IGE/reprodução

por HAUS

14/10/2018

compartilhe

Uma das mais tradicionais festas da região Sul do país, a Oktoberfest também entrou na onda da sustentabilidade. Além de oferecer milhares de litros de chope e muita diversão, a edição 2018 do evento irá colaborar com o meio ambiente ao transformar os copos de plástico utilizados durante os 19 dias de festa em tijolos e mobiliários para hortas comunitárias.

A inciativa, batizada de “Oktober Consciente”, é do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), associação civil sem fins lucrativos de Blumenau, Santa Catarina, e tem por objetivo sensibilizar e disseminar boas práticas ambientais entre os participantes desta que é considerada uma das maiores festas alemãs do mundo.

Perspectiva do projeto de horta comunitária feita a partir dos copos de plástico descartados na Oktoberfest. Foto: IGE/reprodução

Para isso, quatro pontos de coleta foram instalados no pavilhão do evento para que as pessoas possam descartar os copos plásticos, que servirão de matéria-prima para a produção dos tijolos, mesas e cadeiras pela Carbo Brasil, parceira da ação, para o Projeto Horta Comunitária Sustentável, realizado pelo IGE em escolas de Blumenau. A cada 10 copos descartáveis entregues nos pontos de coleta, os visitantes da festa ainda recebem um copo ecológico, reutilizável, que pode ser levado para casa.

A estimativa do Instituto Gigantes da Ecologia é a de que, somente nos primeiros cinco dias de Oktoberfest, 50 mil copos descartáveis já foram recolhidos.

Participantes da tradicional festa alemã contribuem com a campanha de arrecadação dos copos. Foto: IGE/reprodução

Treinamento

Além do material para a preparação dos espaços que receberão as hortas comunitárias, o projeto irá contemplar o treinamento de professores e a elaboração de uma cartilha com orientações sobre como construí-las e cultivá-las. O IGE já conta com um projeto-piloto neste sentido, realizado na Escola Hermann Hamann, em Blumenau.

Além da Carbo Brasil, outros parceiros do projeto são a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (SECTUR), Instituto do Meio Ambiente SC (IMA) e Fundação do Meio Ambiente (FAEMA). A Oktoberfest segue até 21 de outubro na cidade de Blumenau, Santa Catarina. O valor dos ingressos varia de R$ 12 a R$ 40 (nas segundas-feiras e no último dia de festa a entrada é gratuita).

LEIA TAMBÉM

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você