Sustentabilidade

Oktoberfest transformará copos de plástico utilizados na festa em tijolos para hortas comunitárias

HAUS
14/10/2018 19:50
Thumbnail

Foto: IGE/reprodução

Uma das mais tradicionais festas da região Sul do país, a Oktoberfest também entrou na onda da sustentabilidade. Além de oferecer milhares de litros de chope e muita diversão, a edição 2018 do evento irá colaborar com o meio ambiente ao transformar os copos de plástico utilizados durante os 19 dias de festa em tijolos e mobiliários para hortas comunitárias.
A inciativa, batizada de “Oktober Consciente”, é do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), associação civil sem fins lucrativos de Blumenau, Santa Catarina, e tem por objetivo sensibilizar e disseminar boas práticas ambientais entre os participantes desta que é considerada uma das maiores festas alemãs do mundo.
Foto: IGE/reprodução
Foto: IGE/reprodução
Para isso, quatro pontos de coleta foram instalados no pavilhão do evento para que as pessoas possam descartar os copos plásticos, que servirão de matéria-prima para a produção dos tijolos, mesas e cadeiras pela Carbo Brasil, parceira da ação, para o Projeto Horta Comunitária Sustentável, realizado pelo IGE em escolas de Blumenau. A cada 10 copos descartáveis entregues nos pontos de coleta, os visitantes da festa ainda recebem um copo ecológico, reutilizável, que pode ser levado para casa.
A estimativa do Instituto Gigantes da Ecologia é a de que, somente nos primeiros cinco dias de Oktoberfest, 50 mil copos descartáveis já foram recolhidos.
Participantes da tradicional festa alemã contribuem com a campanha de arrecadação dos copos. Foto: IGE/reprodução
Participantes da tradicional festa alemã contribuem com a campanha de arrecadação dos copos. Foto: IGE/reprodução

Treinamento

Além do material para a preparação dos espaços que receberão as hortas comunitárias, o projeto irá contemplar o treinamento de professores e a elaboração de uma cartilha com orientações sobre como construí-las e cultivá-las. O IGE já conta com um projeto-piloto neste sentido, realizado na Escola Hermann Hamann, em Blumenau.
Além da Carbo Brasil, outros parceiros do projeto são a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (SECTUR), Instituto do Meio Ambiente SC (IMA) e Fundação do Meio Ambiente (FAEMA). A Oktoberfest segue até 21 de outubro na cidade de Blumenau, Santa Catarina. O valor dos ingressos varia de R$ 12 a R$ 40 (nas segundas-feiras e no último dia de festa a entrada é gratuita).

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!