Pac-Man gigante é nova arma contra a poluição de plásticos nos oceanos

Sistema de coleta autônomo The Ocean Cleanup utiliza a força do vento e das ondas, e a energia solar para "varrer" os oceanos

Imagem: The Ocean Cleanup/Reprodução

por HAUS

29/07/2018

compartilhe

Todos os anos, milhares de toneladas de plástico tem as águas oceânicas como destino final, o que compromete significativamente a qualidade do ambiente aquático e a vida marinha. Para tentar solucionar (ou pelo menos minimizar) o problema, a The Ocean Cleanup desenvolveu um sistema de coleta autônomo que utiliza as forças da natureza para recolher os resíduos e reduzir a poluição marítima.

Funcionando como uma espécie de Pac-Man gigante, ele consiste em um tubo flutuante de 600 metros de comprimento que boia sobre a superfície da água formando um “U”. Preso a ele, uma espécie de saia, com três metros de profundidade, é a responsável por “recolher” e agrupar o plástico, que depois é removido por uma embarcação e direcionado à reciclagem.

Foto: The Ocean Cleanup/Reprodução

>>> Abrigo para crises humanitárias projetado em 24h por estudantes paranaenses recebe reconhecimento internacional

Modular, o que permite sua ampliação, o sistema tem todos os seus componentes eletrônicos (como sensores, câmeras, luzes, módulos de navegação e antenas de satélite) alimentados por energia solar. Ele ainda é impulsionado pelo vento e pelas ondas, o que permite que se movimente enquanto reúne o plástico, como destacou Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup, ao Designboom.

A tecnologia foi desenvolvida há cerca de cinco anos e contou com financiamento coletivo. Atualmente, cerca de 70 pessoas, entre engenheiros, pesquisadores e cientistas compõem a equipe que trabalha no projeto e tem por objetivo instalar o sistema no Great Pacific Garbage Patch (maior acúmulo de lixo plástico oceânico do globo, localizado entre o Havaí e a Califórnia) até o final deste ano.

Assista ao vídeo abaixo e veja como o The Ocean Cleanup funciona.

LEIA TAMBÉM

Esse robô (fofo!) em forma de aranha “persegue” o sol para cuidar da sua suculenta

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você