Plástico reciclado vira novo tipo de asfalto em Los Angeles

Gazeta do Povo
31/10/2019 10:35
Thumbnail

Foto: reprodução

Duas ruas de Los Angeles, Califórnia (EUA), servirão de piloto para o teste de um novo tipo de asfalto que tem no apelo sustentável seu principal destaque. Desenvolvido pela TechniSoil Industrial, o pavimento leva fragmentos de plástico em sua composição, dando um novo uso para o material que antes seria descartado. Além do plástico, o novo pavimento é produzido a partir da reciclagem do próprio asfalto que será substituído, o que reforça o caráter de sustentabilidade do processo.
Foram necessários sete anos para o desenvolvimento do novo asfalto, no qual o plástico, transformado em óleo, assume o papel do betume. A inserção do elemento reciclado à massa asfáltica permite que o pavimento seja 100% reutilizável e tenha resistência entre oito a 13 vezes superior a do pavimento tradicional.
Foto: reprodução
Foto: reprodução
A aplicação dele, por sua vez, utiliza uma máquina batizada de “trem de reciclagem”, uma referência não apenas à reutilização do plástico, mas ao fato de ela retirar o pavimento antigo, triturá-lo, misturá-lo ao plástico e reaplicá-lo na via. “É basicamente um processo contínuo, em que o trem percorre a estrada e [o pavimento] finalizado sai pela extremidade traseira [da máquina]”, aponta Sean Weaver, presidente da TechniSoil Industrial, em entrevista à Fast Company.
Foto: reprodução
Foto: reprodução
Outra vantagem está na redução da pegada de carbono para a construção de vias e rodovias pavimentadas que, de acordo com Weaver, chega a 90% no que se refere à emissão dos gases, comparado ao método tradicional. Isso se deve porque, além da reutilização dos materiais, o sistema dispensa o transporte de matéria-prima em caminhões até o local onde o pavimento será aplicado.
Os testes em Los Angeles serão realizados em dezembro, quando o pavimento será aplicado. Depois disso, a previsão é a de que as vias sejam monitoradas para estudo por um ou dois anos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!