Sustentabilidade

Primeira cidade flutuante do mundo pode ser inaugurada até 2020

HAUS*
11/07/2017 21:52
Thumbnail

O plano é que a cidade flutuante abra as portas até 2020. Por enquanto, o Instituto desenvolvedor do projeto realiza estudos para criação de uma legislação em conjunto com a Polinésia Francesa. Foto: Reprodução

As ideias fantasiosas e inusitadas de ficção científica estão se aproximando cada vez mais da realidade. Enquanto muitos tentam descobrir maneiras de colonizar outros planetas, a organização sem fins lucrativos The Seasteading Institute está com um projeto para ocupar outros lugares ainda pouco explorados: os oceanos. Depois das florestas flutuantes instaladas em Nova York e na Holanda, chegou a vez das cidades flutuantes.
Projeção de como será a cidade flutuante. Imagem: Divulgação
Projeção de como será a cidade flutuante. Imagem: Divulgação
Durante cinco anos, o Instituto Seasteading tem conduzido pesquisas sobre o potencial para construção de “comunidades permanentes que flutuem no mar”, segundo o mesmo. O projeto conhecido como “The Floating Island” (“A Ilha Flutuante”, em português) avançou mais alguns passos após um memorando de entendimento, assinado no dia 13 de janeiro deste ano, entre a organização e o governo da Polinésia Francesa, no qual eles firmam a cooperação na criação de uma “zona econômica especial” no mar com um quadro único de governo, onde poderão começar a desenvolver a cidade, ou ilha flutuante, como também é chamada.
A animação mostra como seria a cidade flutuante:
Para justificar a criação dessa zona especial — que daria às cidades flutuantes um certo nível de autonomia –, o Instituto concordou em realizar quatro tarefas: um estudo sobre o impacto econômico que o empreendimento teria sobre a população do país; preparar um relatório do impacto ambiental que ele terá na região; desenvolver um plano de integração para provar que as ilhas flutuantes vão contribuir positivamente para o meio ambiente e conduzir pesquisas jurídicas para preparar um quadro legal para uma “Seazone”, um regime legal que incorpora as melhores práticas das mais de quatro mil Zonas Econômicas Especiais (ZEE) em todo o mundo.
De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar — que rege todos os aspectos do espaço marítimo –, nas Zonas Econômicas Especiais é reconhecido o direto de todos os Estados costeiros terem jurisdição e gerenciarem os recursos nas águas, no fundo do mar e no subsolo na área de até 200 milhas da costa.
Em um concurso realizado pelo Instituto em 2015 foram realizadas projeções de como será a arquitetura e design do empreendimento.  Foto: reprodução / site.
Em um concurso realizado pelo Instituto em 2015 foram realizadas projeções de como será a arquitetura e design do empreendimento. Foto: reprodução / site.
A previsão é que a aprovação dessa zona especial aconteça até o final deste ano para que o Instituto comece o desenvolvimento do projeto piloto no início de 2018. A cidade ficará ao lado do Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa, no oceano Pacífico Sul. A previsão é que o empreendimento fique pronto até 2020.
Assim que o Instituto finalizar a etapa de estudo e pesquisa, a Polinésia Francesa começará o processo de criação da legislação que permita a construção da cidade. Foto: reprodução / site.
Assim que o Instituto finalizar a etapa de estudo e pesquisa, a Polinésia Francesa começará o processo de criação da legislação que permita a construção da cidade. Foto: reprodução / site.
Como uma organização sem fins lucrativos, a intenção do Instituto não é construir as cidades de fato, mas sim preparar o cenário e capacitar outros para fazê-lo. Para desenvolver e construir as ilhas flutuantes e operar o Seazone, o Instituto abriu uma nova empresa, a Blue Frontiers.

Pesquisa

O grupo está em fase de realização de pesquisas e coleta de dados sobre os potenciais moradores da cidade e suas demandas. Caso você tenha interesse no projeto, pode responder a pesquisa aqui. Segundo o site da The Seasteading Institute, “a demanda do mercado para a primeira cidade flutuante com algum nível de independência política é vigorosa e crescente”.
* Colaborou Maria Isabel Miqueletto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!