Qual a temperatura ideal para o ar-condicionado consumir menos energia?

Luciane Belin*
07/02/2019 09:57
Thumbnail

Foto: Bigstock

Depois de um mês de janeiro que foi o mais quente da história, em Curitiba, e do século, para diversas cidades brasileiras, as temperaturas finalmente se amenizaram, mas o calor promete retornar ainda em fevereiro. Junto com a temperatura, o que pode ir até as alturas nessa época é a conta de luz – algo que, segundo especialistas em climatização, pode ser culpa dos próprios usuários.
Isso porque a temperatura que aparece no visor do ar-condicionado influencia – e muito! – os índices de consumo de energia, graças a um fator chamado “carga térmica”, a diferença entre a temperatura externa e a desejada pelo usuário do aparelho. Usar o aparelho em 23ºC ou 24ºC pode significar uma economia significativa e o mesmo conforto que se alcança quando o ar está em 18°C ou 20ºC.
De acordo com o engenheiro mecânico Arnaldo Lopes Parra, especializado em climatização e vice-presidente de marketing da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação (Abrava), entre a cada grau que se reduz no controle remoto do equipamento, são cerca de 3,5% de aumento no consumo de energia. “Existem alguns estudos da Abrava que comprovam que, se o ar estava em 23ºC e a temperatura for aumentada para 25ºC, há uma redução de 7% no consumo”.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Ele complementa que, quando as referências são números mais baixos, como 18ºC ou 19ºC, por exemplo, a economia pode ser ainda mais significativa, uma vez que a carga térmica será maior e exigirá mais esforço da máquina. “É o mesmo raciocínio do consumo de combustível de um automóvel. Se você anda a 80 km/h em uma via plana, o consumo de gasolina é menor do que quando você dirige na subida, pois exige muito mais do carro”, exemplifica.
Em outras palavras, quanto mais quente estiver lá fora, mais esforço a máquina tem que fazer para rejeitar o calor do ambiente e alcançar as temperaturas desejadas, o que pode resultar em cerca de 20% de consumo de energia adicional se você optar por 18ºC ou 20ºC no visor.
Foto: Priscila Forone/ Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Priscila Forone/ Arquivo Gazeta do Povo
Segundo a arquiteta da VRF Engenharia, Fernanda Roccon, que é pós-graduada em engenharia da climatização, muita gente acredita que, somente posicionando o ar condicionado na temperatura mínima, ele vai resfriar o cômodo adequadamente. “O equipamento não é feito para ser ligado no mínimo e desligado em seguida. Ele foi pensado para ficar trabalhando por um período longo de tempo em uma temperatura confortável. Quando você liga o ar-condicionado em 23°C, ele vai estabilizar muito rápido, vai ficar mantendo aquela temperatura e não vai desgastar o equipamento”.
Abaixo do intervalo entre 22°C e 26°C graus, recomendado para ambientes residenciais e corporativos de baixa circulação, o ar-condicionado trabalha ininterruptamente para conseguir manter a temperatura solicitada. “Normalmente, isso acontece quando a máquina está mal dimensionada, quando é preciso regular para 20ºC para alcançar os 23ºC que tornam o ambiente confortável”, explica a arquiteta.
Foto: Antonio Costa/ Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Antonio Costa/ Arquivo Gazeta do Povo

Outros aspectos de economia

Assim como a temperatura regulada e o dimensionamento do equipamento, há outros fatores que influenciam o consumo de energia de um ar-condicionado. “O melhor item para economizar energia é uma boa instalação do equipamento. Primeiro, a máquina tem que ser bem selecionada, é preciso contratar um técnico com habilitação na área, e que detenha conhecimento especializado”, sugere Parra.
Segundo ele, não basta entender de redes elétricas para garantir que o aparelho vá ser bem instalado. Isso porque o tamanho do cômodo deve influenciar sobre a potência do equipamento, o que vai garantir melhor consumo de energia. “Se o ambiente pede um ar-condicionado de 12 mil btus e o usuário escolher um de 7 ou de 8 mil btus, o consumo será maior do que o adequado”, informa o engenheiro.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Além disso, a manutenção preventiva é essencial para minimizar os gastos desnecessários tanto com possíveis futuros estragos de peças quanto com desgaste. “Estudos indicam que a falta de manutenção de qualquer equipamento pode influenciar em um gasto até 40% a mais de energia”, detalha. Cuidados com limpeza e lubrificação aumentam a longevidade dos equipamentos e reduzem drasticamente o custo de manutenção corretiva.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!