Sustentabilidade

Seis tijolos inovadores para diminuir o impacto ambiental das construções

HAUS
09/05/2017 20:40
Thumbnail
A sustentabilidade das construções e a redução dos prejuízos ambientais decorrentes da construção civil são temas que ganham cada vez mais destaque. Para responder à demanda crescente de construtores e proprietários, empresas e pesquisadores se dedicam ao desenvolvimento de tecnologias que apresentam uma nova proposta para as matérias-primas da construção civil.
Para substituir os tradicionais blocos de concreto, por exemplo, soluções que utilizam pneus velhos, plásticos e até microorganismos naturais estão entre as inovações apresentadas pelos pesquisadores para obras estruturais ou de vedação dos ambientes. Conheça estes e outros tipos de tijolos ecológicos.

Resíduos plásticos

Já pensou em construir e ainda ajudar a reduzir a poluição dos oceanos? É o que propõe o bloco de construção Replast. Desenvolvido pela startup americana ByFusion, as peças são produzidas com o lixo plástico retirado dos oceanos e não usam colas ou outros tipos de adesivos. O processo de produção do bloco ainda emite 95% menos gases poluentes do que o convencional. O resultado é um tijolo colorido e sustentável.

Escombros de guerra

Um tijolo feito a partir dos escombros das construções destruídas pelas guerras em Gaza foi a solução encontrada por duas engenheiras locais para que os moradores pudessem reconstruir suas casas. Depois de meses de pesquisas e testes, Majd Mashharawi e Rawan Abddllaht substituíram o cimento e a areia dos blocos convencionais por cinzas de carvão e escombros de concreto na produção do GreenCake, como foi batizado o tijolo, que é mais leve e barato do que o tradicional.

Pneus reciclados

Feito a partir de pneus triturados, o tijolo ecológico desenvolvido pelo empresário Inácio José O. Neto é mais leve do que o tradicional e pode ser usado tanto para fins estruturais quanto de vedação, de acordo com a quantidade de borracha utilizada na fórmula. Outras vantagens do bloco referem-se ao conforto térmico e acústico que ele proporciona aos ambientes e ao fato de as peças não serem inflamáveis.

Cinzas de caldeiras

Composto por 70% de cinza de caldeiras, que são misturados ao hidróxido de sódio, cal e argila, o Eco Blac é outra opção sustentável para a construção civil. Além de utilizar o resíduo oriundo da queima das caldeiras, as peças podem ser curadas à temperatura ambiente, ao contrário do que ocorre com os tijolos tradicionais. A cura destes consome grande quantidade de combustível e emite gases nocivos ao meio ambiente.

Resíduos da obra

Reaproveitar o material oriundo das escavações e dos resíduos da obra na fabricação de blocos é a proposta da empresa americana Watershed Materials. A partir de uma fábrica pop-up instalada no local da obra, tais materiais são transformados nos blocos, que podem ser utilizados diretamente na construção. Além de dar conta dos resíduos, a tecnologia ainda elimina a necessidade de transporte do material de construção.

Microorganismos

Um tijolo fabricado com microorganismos naturais e processos químicos. Esta é a tecnologia desenvolvida pela BioMason, que produz materiais de construção a partir dos chamados cimentos biológicos. A resistência dos blocos é similar à da alvenaria tradicional e eles também são curados à temperatura ambiente, sem a necessidade de queima, o que gera economia nos custos de energia e a redução das emissões de carbono em sua fabricação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!