Arquiteto quer construir usina em ‘continente de lixo’ para despoluir o mar

Daliane Nogueira*
15/08/2019 10:50
Thumbnail

Filtration: usina instalada em meio ao Pacífico pretende acabar com continente de lixo plástico. Imagens: Honglin Li / Reprodução

Um arranha-céu de gerenciamento de resíduos e uma usina de energia no meio do oceano capaz de recolher o lixo que se acumula nas águas e ainda resolver parte da crise energética. O arquiteto Honglin Li propôs e foi premiado no concurso 2019 eVolo Skyscraper com o projeto Filtration, que ele sonha ver implantado no chamado Great Pacific Garbage Patch (ou a Grande Porção de Lixo do Pacífico), área que abrange a costa oeste da América do Norte até o Japão.
Alguns estudos apontam que o tamanho é estimado em 8,1% do Oceano Pacífico, ou duas vezes o tamanho do Texas e três vezes o tamanho da Califórnia. Neste ponto do oceano há uma camada de lixo com cerca de 30 metros de espessura e os pesquisadores têm chamado a porção de ‘continente de lixo’. Na apresentação do projeto, o arquiteto aponta que a Grande Porção de Lixo do Pacífico não é a única; há outros vórtices de lixo nos Oceanos Atlântico e Índico.
A megaestrutura modular de Honglin Li é pré-fabricada e contém várias instalações de recuperação de materiais e estações de tratamento de água para reciclar o lixo flutuante e limpar a água do mar. Em uma perspectiva de futuro, seria possível até mesmo gerar energia a partir do plástico coletado, por meio de tecnologias em desenvolvimento. Todos esses mecanismos tornariam a usina autossuficiente enquanto trabalha para reciclar o ‘continente de lixo flutuante’.
Conforme descreve o criador, ao contrário das instalações convencionais de recuperação de materiais que dependem principalmente da gravidade e usam transportadores para classificação e distribuição do lixo, a Filtration usa água do mar para bombear lixo e água poluída até o topo do prédio, depois filtra água e separa o material reciclável. Na defesa do projeto no site do arquiteto ele explica que a intenção é apresentar “uma solução sustentável e regenerativa para os resíduos oceânicos flutuantes, bem como uma segunda chance para reconstruir a relação entre a natureza e os seres humanos.”

Veja detalhes do funcionamento do Filtration

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!