Sustentabilidade

Veja dicas para economizar água em casa

HAUS
22/03/2018 10:30
Thumbnail
Tomar banho, lavar a louça, cozinhar e limpar os ambientes. Praticamente tudo o que se faz para manter a higiene e a organização doméstica demanda água, o que faz acender o sinal de alerta para o uso consciente do recurso natural em casa.
Afinal, um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, apontou que, se a gestão da água não for melhorada, em 2030 o planeta enfrentará um déficit de 40% no abastecimento.
A HAUS separou dicas que você pode adotar para utilizar melhor o recurso e ainda economizar na conta. Confira!

Dê tchau para a louça na pia

Entre lavar a louça na pia e utilizar uma lavadora, fique sempre (que possível) com a segunda opção. A lavagem na lava-louças gasta até seis vezes menos água do que a manual, o que pode gerar uma economia de 27 mil litros de água por ano, o equivalente a 55 caixas d’água de 500 litros.

Use arejadores

Baratos e fáceis de instalar, os arejadores, também conhecidos como “peneirinhas”, misturam ar à água, dando a sensação de maior volume na vazão. Assim, a eficiência da água é a mesma, mas se evita o desperdício decorrente dos respingos. Para instalar a peça, basta rosquear os arejadores nos bicos das torneiras e dos chuveiros.

Planeje a lavagem das roupas

Mesmo nas máquinas de lavar que contam com diferentes níveis de ajuste de água, a sugestão é aproveitar ao máximo a capacidade dos eletrodomésticos. A dica, então, é acumular as roupas para lavá-las todas de uma vez, ao invés de lavar poucas peças diversas vezes na semana.

Feche o registro

Periodicamente, feche o registro e verifique se o relógio continua girando. Desta forma é possível detectar vazamentos, que podem fazer com que muitos litros d’água sejam desperdiçados (e cobrados na conta).

Reutilize a água do banho

Com um balde, recolha a água que iria para o ralo enquanto você espera que ela atinja a temperatura adequada. Esta prática economiza cerca de oito litros d’água por dia, que podem ser utilizados na lavagem de roupas, do quintal e do banheiro, por exemplo. Você também pode armazenar a água do banho. Para isto, basta colocar uma bacia sob os pés.

Aproveite a água da chuva

Com baldes e bacias, ou até mesmo cisternas, é possível armazenar a água da chuva. Ela pode ser utilizada para regar o jardim, lavar o quintal ou em descargas, por exemplo.

Regue o jardim à noite

Prefira os períodos noturnos para regar o jardim, o que minimiza as perdas com a evaporação. Prefira o regador à mangueira para molhar as plantas. Ele auxilia a direcionar o fluxo de água, evitando o desperdício.

Use a vassoura, não a mangueira

Ao limpar a calçada, use um balde com água e uma vassoura, ao invés de “varrer” a sujeira com a mangueira. Ligada por cerca de 15 minutos, uma mangueira gasta quase 300 litros de água. Um balde, por sua vez, comporta cerca de 20 litros, em média.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!