Vila Solar é exemplo por produzir mais energia do que consome há quase 20 anos

Eloá Cruz*
07/11/2019 10:53
Thumbnail

Foto: Divulgação

Em Friburgo, na Alemanha, uma vila solar é exemplo de um futuro possível de consciência ecológica. Projetada pelo arquiteto alemão Rolf Disch em 2000, o projeto de instalação solar no bairro Schlierberg – Solarsiedlung am Schlierberg, em alemão – consiste em 59 edifícios residenciais e nove coberturas de edifícios comerciais. Todas as construções foram planejadas conforme a orientação solar, sendo parte delas financiadas por uma empresa de incorporação imobiliária.
A cada ano, a vila em Friburgo produz cerca de 420 mil kWH de eletricidade limpa – o equivalente a quatro vezes mais do que precisa. Na Alemanha, o consumo individual de uma casa com quatro pessoas é de aproximadamente 4 mil kWh ao ano.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Diante do grande potencial gerador, o projeto foi premiado diversas vezes. Entre os méritos, Rolf Disch recebeu em 2003 o prêmio Global Energy Award – um dos mais importantes da categoria. O projeto recebeu mais destaque ainda porque, a fim de incentivar a população a investir nos imóveis ecológicos, o próprio arquiteto que projetou a vila fundou uma empresa para financiar parte das residências com sistema de captação solar.
A empresa de incorporação imobiliária Solar Settlement fez a realização do projeto, financiou um terço das casas por meio de um “fundo solar” e ainda foi responsável por todo o projeto de marketing. De acordo com a proposta do projeto, as residências da vila têm maior custo-benefício, cerca de 10% a menos em comparação aos edifícios-padrão.

Diminuição da emissão de CO²

O exemplo de construção ecológica da vila solar de Friburgo vai além do uso de painéis solares. O projeto prevê ainda a diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera. As construções de Disch emitem 80% menos CO² do que as edificações comuns.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A redução acontece por diversos fatores: construção que prevê o aproveitamento da luz do sol, fazendo com que as casas fiquem aquecidas naturalmente no inverno e frescas no verão, e o aproveitamento e retenção do calor na edificação por meio do isolamento térmico.
A construção de prédios comerciais também não foi ao acaso. No projeto de Disch, o espaço foi criado estrategicamente, para que os moradores da vila tivessem acesso facilitado ao trabalho – com isso, a emissão de CO² proveniente do deslocamento dos moradores ao trabalho também diminui consideravelmente.
*especial para HAUS

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!