“Asfalto do futuro” absorve 4 mil litros de água em 1 minuto

HAUS
19/02/2018 21:12
Thumbnail

O concreto utilizado tem uma composição diferente da tradicional, que permite que ele absorva a água como uma esponja. Foto: Reprodução/Tarmac

Graças a um novo produto lançado pela empresa britânica Tarmac, o asfalto pode deixar de ser o vilão das inundações para passar a contê-las. O chamado Topmix Permeable tem a capacidade de absorver até 4 mil litros de água por minuto. Essa propriedade foi desenvolvida principalmente para diminuir o risco de acidentes em regiões pavimentadas durante tempestades, mas também para combater poças de água em ruas e avenidas, tornando as vias mais seguras.
O asfalto foi projetado para ser um revestimento de superfície superabsorvente que permite que a água escorra instantaneamente por ele em vez de escorrer para os lados. O vídeo do material sendo testado em um estacionamento mostra o concreto “bebendo” 4 mil litros de água, sendo que a maior parte desaparece logo que chega ao solo. O sistema atualmente só está disponível para cidades do Reino Unido.

Como funciona

E como funciona essa mágica? O material leva, por cima, uma camada permeável de asfalto que permite que a água já passe para a segunda camada, feita de seixos (cascalhos) relativamente grandes. Dela, o líquido passa à terceira camada, feita de pedregulhos mais soltos.
Foto: reprodução/Tarmac
Foto: reprodução/Tarmac
A partir daí, o sistema oferece três soluções, dependendo de onde o asfalto será colocado. A água pode ser absorvida pelo solo, quando a vazão é pequena, ou conter um sistema de drenagem que se conecta com o saneamento da cidade. Assim, a água captada não é desperdiçada, mas pode ser integral ou parcialmente reutilizada para diversos fins.
Camada superior do material é a única que leva asfalto de verdade. Ela deixa que a água escorra para baixo para ser absorvida. Foto: reprodução/Tarmac
Camada superior do material é a única que leva asfalto de verdade. Ela deixa que a água escorra para baixo para ser absorvida. Foto: reprodução/Tarmac
O material, no entanto exige manutenção. A empresa afirma que, à medida em que a água flui através dos cascalhos, ela pode trazer impurezas que vão “entupir” as aberturas entre as camadas, reduzindo a permeabilidade. Por isso, o asfalto permeável é ideal para grandes áreas de concreto onde a água pode se tornar mais facilmente um problema, como estacionamento e calçadas.
Em nota, a Tarmac anunciou já ter instalado o asfalto em localidades de duas cidades do Reino Unido: um estacionamento em High Wycombe e no campo de golfe Worksop.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!