i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

“Asfalto do futuro” absorve 4 mil litros de água em 1 minuto

  • PorHAUS
  • 19/02/2018 15:12
O concreto utilizado tem uma composição diferente da tradicional, que permite que ele absorva a água como uma esponja. Foto: Reprodução/Tarmac
O concreto utilizado tem uma composição diferente da tradicional, que permite que ele absorva a água como uma esponja. Foto: Reprodução/Tarmac| Foto:

Graças a um novo produto lançado pela empresa britânica Tarmac, o asfalto pode deixar de ser o vilão das inundações para passar a contê-las. O chamado Topmix Permeable tem a capacidade de absorver até 4 mil litros de água por minuto. Essa propriedade foi desenvolvida principalmente para diminuir o risco de acidentes em regiões pavimentadas durante tempestades, mas também para combater poças de água em ruas e avenidas, tornando as vias mais seguras.

O asfalto foi projetado para ser um revestimento de superfície superabsorvente que permite que a água escorra instantaneamente por ele em vez de escorrer para os lados. O vídeo do material sendo testado em um estacionamento mostra o concreto “bebendo” 4 mil litros de água, sendo que a maior parte desaparece logo que chega ao solo. O sistema atualmente só está disponível para cidades do Reino Unido.

Como funciona

E como funciona essa mágica? O material leva, por cima, uma camada permeável de asfalto que permite que a água já passe para a segunda camada, feita de seixos (cascalhos) relativamente grandes. Dela, o líquido passa à terceira camada, feita de pedregulhos mais soltos.

Foto: reprodução/Tarmac
Foto: reprodução/Tarmac

A partir daí, o sistema oferece três soluções, dependendo de onde o asfalto será colocado. A água pode ser absorvida pelo solo, quando a vazão é pequena, ou conter um sistema de drenagem que se conecta com o saneamento da cidade. Assim, a água captada não é desperdiçada, mas pode ser integral ou parcialmente reutilizada para diversos fins.

Camada superior do material é a única que leva asfalto de verdade. Ela deixa que a água escorra para baixo para ser absorvida. Foto: reprodução/Tarmac
Camada superior do material é a única que leva asfalto de verdade. Ela deixa que a água escorra para baixo para ser absorvida. Foto: reprodução/Tarmac

O material, no entanto exige manutenção. A empresa afirma que, à medida em que a água flui através dos cascalhos, ela pode trazer impurezas que vão “entupir” as aberturas entre as camadas, reduzindo a permeabilidade. Por isso, o asfalto permeável é ideal para grandes áreas de concreto onde a água pode se tornar mais facilmente um problema, como estacionamento e calçadas.

Em nota, a Tarmac anunciou já ter instalado o asfalto em localidades de duas cidades do Reino Unido: um estacionamento em High Wycombe e no campo de golfe Worksop.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.