Bill Gates exibe vaso sanitário que não usa água nem precisa de esgoto e ainda produz fertilizante

HAUS
25/11/2018 20:00
Thumbnail

Foto: Gates Archive / Xiaolu Chu / reprodução

A falta de saneamento básico está entre as maiores causas de doenças como diarreia e cólera e também de morte de crianças ao redor do mundo. Já nas localidades que contam com rede de esgoto, o problema é outro: o desperdício de água resultante do acionamento da descarga ou da falta de tratamento adequado do resíduo.
Neste cenário, um vaso sanitário que não utiliza água soaria como a solução perfeita para o problema. E foi justamente isso que o filantropo e bilionário norte-americano Bill Gates, cofundador da Microsoft, apresentou ao mundo no início de novembro.
Resultado de projetos de pesquisa financiados pela Fundação Bill e Melinda Gates, maior organização filantrópica particular do mundo, o vaso sanitário utiliza produtos químicos para tratar a urina e as fezes humanas, transformando-as em fertilizantes. E isso sem usar nenhuma gota d’água ou necessitar de uma rede de esgoto para conduzir os dejetos.
A tecnologia foi apresentada durante o Reinvented Toilet Expo, em Pequim, China, e está pronta para ser comercializada, segundo Gates.
“O vaso sanitário atual simplesmente manda os dejetos embora na água, enquanto estes vasos sanitários não têm o esgoto. Eles recebem os dejetos líquidos e sólidos e fazem um trabalho químico neles, o que inclui queimá-los na maioria dos casos”, explicou à Reuters.
Gates acrescentou que o processamento dos resíduos elimina agentes patogênicos e que, além do fertilizante, água limpa é outro produto resultante do processo. Na apresentação, destacou ainda que a tecnologia pode contribuir para acabar com a morte de cerca de meio milhão de crianças e gerar uma economia de mais de 200 bilhões de dólares todos os anos com custos relacionados às doenças decorrentes de condições precárias de água, saneamento e higiene.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!