Brasileiros criam mobiliário urbano futurista com iluminação e som ativados com energia solar

Gazeta do Povo
21/06/2019 19:52
Thumbnail

Mobiliário Syntz parece uma árvore e é capaz de gerar energia para tocar música e carregar celulares. Fotos: Divulgação

A energia solar de terceira geração em conjunto com a internet das coisas possibilitou a criação de um mobiliário destinado para espaços de interação social. A sacada do projeto Syntz é a “mágica” que faz com que música e iluminação sejam acionadas com a energia solar. Assim o produto é ideal para instalação em áreas ao ar livre ou com restrição de eletricidade.
A criação é fruto da parceria entre a Sunew, empresa brasileira que fabrica filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) e a Hephaenergy, especializada em internet das coisas.
Tanto música quanto iluminação são controladas por um aplicativo de celular. A ideia é que o uso possa ser em áreas livres, como espaços de convivência de hotéis, resorts, clubes, restaurantes, casas noturnas, lounges, rooftops, parques urbanos, centros de convenções, entre outros.
“A Syntz transforma a energia solar em um ambiente interativo, envolvente e vibrante, por isso lhe demos um nome que relembra a fotossíntese”, explica Felipe Batista, CEO da Hephaenergy.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Além de gerar energia solar, o OPV absorve raios UVA e UVB, portanto a sombra que o mobiliário produz gera melhor conforto térmico. Outra vantagem é que a aplicação do filme fotovoltaico praticamente elimina sons externos e permite pouco vazamento da música para fora do ambiente.
Autossuficiente, o mobiliário oferece tomadas para recarregar celulares e outros equipamentos.  “Trata-se de uma nova geração de mobiliário urbano que une sustentabilidade, tecnologia e design. Nas cidades inteligentes o OPV poderá habilitar conectividade, novas funcionalidades e autonomia energética de forma integrada e harmônica”, afirma Tiago Alves, CEO da Sunew. A Syntz tem preço de venda sob consulta, a produção será limitada e o tempo para disponibilização das peças é de aproximadamente 90 dias.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!