Projeto de casa cápsula autossuficiente será comercializada no mundo todo

HAUS*
12/11/2017 20:00
Thumbnail

Foto: Divulgação

As mudanças de hábito e também na estrutura e organização das casas para tornar a rotina mais sustentável estão cada vez mais comuns na sociedade. A preocupação com a natureza e os avanços da tecnologia fazem surgir ideias diferentes e inovadoras o tempo todo. Um exemplo são as casas “Ecocápsulas”.
O projeto Ecocapsule entrega uma casa móvel, compacta e auto-suficiente, que não precisa ser conectada ao fornecimento tradicional de energia e água. O projeto foi desenvolvido pelo grupo eslovaco Nice Architects e, de acordo com a empresa,  é o caminho para habitação independente e pode servir como uma casa de campo, um quarto de  hotel ou até mesmo como uma estação de carga para carros elétricos.
A ideia permite que o morador leve a casa para diversos locais. Foto: Divulgação
A ideia permite que o morador leve a casa para diversos locais. Foto: Divulgação
Além da inovação na sustentabilidade, a ecocápsula se propõe a ser uma forma de moradia que incentiva a liberdade, já que ela pode ser transportada para diversos lugares. Em sua base, quatro rodas pequenas facilitam a mobilidade em superfícies lisas e dois ganchos na parte superior fazem com que seja possível levanta-la com guindastes, empilhadeiras ou até mesmo um helicóptero.
A geração de energia ocorre através da luz solar e da força do vento. De acordo com os fabricantes, a turbina eólica é de baixo ruído e pode produzir eletricidade 24 horas por dia, fornecendo até 750 watts durante o dia e a noite. O formato da cápsula foi desenvolvido para minimizar o calor e há um sistema que coleta e filtra a água da chuva para o consumo.
A estrutura usa energia solar, eólica e também faz reaproveitamento de água da chuva. Foto: Reprodução/Pinterest<br>
A estrutura usa energia solar, eólica e também faz reaproveitamento de água da chuva. Foto: Reprodução/Pinterest<br>
Os móveis foram pensados para serem sustentáveis e auxiliarem no transporte. O mais impressionante é que armários, mesa, racks e cama dobrável foram feitos de favos de mel com acabamento folheado de madeira. Essa combinação deixa as peças leves, tudo o que se precisa para uma casa móvel.
O modelo está disponível na União Européia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. De acordo com a empresa, a próxima linha será distribuída em todos os países. As primeiras cápsulas custam 79.900 euros (aproximadamente de R$ 305 mil).
Os móveis também são sustentáveis e colaboram para a mobilidade. Foto: Divulgação
Os móveis também são sustentáveis e colaboram para a mobilidade. Foto: Divulgação

Confira outras fotos do produto

*Colaborou Natalia Basso.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!