Cientistas desenvolvem material acústico que bloqueia o som, mas permite passagem do ar

Luciane Belin*
21/04/2019 20:52
Thumbnail

Foto: Pexels.com

Com as cidades cada vez mais barulhentas, estar em um espaço urbano e conseguir isolar acusticamente um ambiente vem se tornando uma tarefa difícil. Mas não impossível para a ciência. Pesquisadores da Universidade de Boston desenvolveram um metamaterial à base de plástico que ajuda a bloquear a passagem de ruídos, sem, no entanto, evitar a passagem de ar.
Reza Ghaffarivardavagh, Jacob Nikolajczyk, Stephan Anderson e Xin Zhang, dos departamentos de engenharia mecânica e radiologia da universidade, que fica no estado de Massachussets, nos Estados Unidos, disseram que o principal objetivo é tornar ambientes e meios de transporte mais silenciosos e, ao mesmo tempo, menos claustrofóbicos. “As barreiras sonoras de hoje são literalmente paredes grossas e pesadas”, diz Reza Ghaffarivardavagh em notícia publicada no site da própria instituição.
Cientistas desenvolveram um teste para aplicar princípios desenvolvidos a partir da matemática. Foto: Reprodução/ Boston University
Cientistas desenvolveram um teste para aplicar princípios desenvolvidos a partir da matemática. Foto: Reprodução/ Boston University
Embora as barricadas de atenuação do ruído, chamadas de defletores de som, possam ajudar a afogar o tráfego da hora do rush ou conter a sinfonia da música nas paredes da sala de concertos, elas são uma abordagem menos eficiente para situações em que o fluxo de ar também é crítico. “Imagine barricar o escapamento do motor a jato – o avião nunca sairia do solo. Em vez disso, os trabalhadores na pista usam protetores de ouvido para proteger sua audição do rugido ensurdecedor”.
A solução que eles criaram foi não exatamente um material, mas um metamaterial – ou seja, uma peça com estrutura com propriedades incomuns e não naturais, neste caso, um metamaterial acústico com um formato bem específico. Os cientistas desenvolveram uma estrutura no formato de um anel, aberto, com especificações matemáticas perfeitas para cortar o som e manter o fluxo de ar.
A peça desenvolvida pelos pesquisadores foi impressa em 3D. Foto: Reprodução/ Boston University
A peça desenvolvida pelos pesquisadores foi impressa em 3D. Foto: Reprodução/ Boston University
Assim, a ideia é deixar de lado o conceito de criar uma barreira, mas pensar em um condutor aberto que “devolve” as partículas sonoras para o lugar de onde elas vieram. “O som é produzido por pequenas perturbações no ar. Então, nosso objetivo é silenciar essas minúsculas vibrações. Se quisermos que o interior de uma estrutura seja ao ar livre, temos que ter em mente que esse será o caminho qual som viaja. ”
Para testar o princípio, os pesquisadores usaram um modelo impresso em 3D, em plástico, selaram um cano de PVC com a peça e, usando microfones e autofalantes, comprovaram a eficácia do design desenvolvido.
Ligue o som e veja o vídeo de teste do material.
Comparando os níveis de som com e sem o metamaterial preso no lugar, a equipe descobriu que conseguia silenciar 94% do ruído, fazendo com que os sons emanados do alto-falante fossem imperceptíveis ao ouvido humano. A descoberta é valiosa e pode reinventar a forma como o isolamento acústico é feito em automóveis, aviões e também na construção civil.
O resultado da pesquisa foi publicado como artigo científico na revista científica Physical Review B e pode ser lido aqui.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!