Cientistas desenvolvem material que pode revolucionar a construção civil

HAUS
13/06/2016 00:23
Thumbnail

Material pioneiro ainda precisa passar por diferentes estudos para confirmar o domínio na contração e expansão (Foto: Bigstock)

De um buraco que aparece no meio da rodovia a uma fissura em um ponto importante de uma ponte, a expansão térmica dos materiais usados na construção civil é uma das principais preocupações dos engenheiros.  Agora, graças aos cientistas da Universidade de Oxford, os problemas decorrentes do calor estão próximos de se tornarem preocupações do passado.
Eles descobriram que nem todos os materiais se expandem quando recebem calor. Alguns, chamados de NTE – “negative thermal expansion”, ou expansão térmica negativa, em tradução livre, fazem uma contração em contato com o calor. No entanto, até então, ninguém conseguia controlar esse processo e o material poderia encolher demais ou não encolher o suficiente. Sem esse controle, não era possível avaliar os riscos desse tipo de material.
Agora, um grupo de pesquisadores liderados por Mark Senn, do departamento de química da Universidade de Oxford, conseguiu desenvolver uma maneira de manipular esses materiais com sucesso. A pesquisa, em parceira com diferentes universidades do mundo – Oxford, Imperial, Diamond Light Source e instituições da Coreia e dos Estados Unidos – mostrou que a manipulação acontece quando os cientistas mudam a concentração de dois elementos chaves: cálcio e estrôncio. 
“Essa é uma descoberta muito empolgante porque, agora, nós temos uma ‘receita química’ de como controlar a expansão e contração dos materiais, quando eles são aquecidos. E poderemos, no futuro, aplicar essa fórmula em muitos outros meios”, explica Senn, em uma publicação da Universidade de Oxford.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!