Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Construir casas com gelo é uma estratégia tradicional em povos nômades inuítes do Pólo Norte. E, embora não se tenha registros de quando esse tipo de construção foi criado, ele surgiu para manter os esquimós longe do frio durante a noite. Mas, se a neve é gelada, como ela pode manter o ambiente aquecido?

O canal do Youtube It’s Okay To Be Smart contou como funcionam as técnicas construtivas do iglu. E, basicamente, tudo é explicado pelas leis da física. A sensação do frio é gerada ao se perder calor do corpo, o que pode acontecer por convecção, condução ou radiação. Essas três formas de propagação do calor são pensadas na construção do iglu, já que a neve consegue isolar o ar frio de passar pelas paredes.

Formato do iglu não chega a ser uma meia esfera perfeita, mas uma catenária. Foto: reprodução/Pinterest
Formato do iglu não chega a ser uma meia esfera perfeita, mas uma catenária. Foto: reprodução/Pinterest

Ao contrário do que mostram os desenhos animados, os iglus não têm a forma de meia esfera, mas de uma catenária — espécie de arco que se afunila conforme chega ao topo —, distribuindo o peso dos tijolos de gelo de maneira mais estável.

Mas o principal segredo do iglu está no seu interior. Por dentro, ele é construído em dois níveis diferentes: um mais baixo na entrada e um superior ao fundo. O ar quente, emitido pelo próprio corpo, sobe e fica na parte superior, enquanto o ar frio externo circula na parte de baixo. Estima-se que, quando mesmo com um frio externo chegando a -45 °C, um iglu consegue manter a temperatura interna de -7 °C a 16 °C.

Com o calor, parte do gelo ainda derrete internamente, reforçando as arestas entre os tijolos de gelo e ajudando na retenção do calor.

Assista ao vídeo completo:

LEIA MAIS

9 soluções simples para blindar a casa do frio sem gastar energia

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]