Curitiba ganha prêmio de cidade inteligente com revitalização dos Faróis do Saber

Reconfiguração dos espaços de 1990 agora permitem criação de protótipos, modelagem, criação de jogos e animações, e aulas de robótica

Foto: Luiz Costa/Prefeitura de Curitiba/Divulgação

por HAUS

23/07/2019

compartilhe

Curitiba concorreu com 53 cidades brasileiras e levou o Prêmio Inova Cidade 2019, que valoriza projetos e práticas inovadoras nas metrópoles brasileiras. A premiação aconteceu nesta segunda-feira (22) em São Paulo durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo.

Os holofotes recaíram todos sobre a revitalização conceitual pela qual os Faróis do Saber tem passado sob a batuta da nova gestão da Prefeitura de Curitiba. Os espaços da década de 1990 foram reconfigurados s e ganharam espaços maker com impressora 3D para criação de protótipos, modelagem, criação de jogos e animações, e robótica.

>>> Curitiba vai ganhar Centro de Pesquisas Avançadas em Patrimônio Histórico com apoio de instituto francês

Foto: Daniel Castellano/Prefeitura de Curitiba/Divulgação

De acordo com Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, a proposta dos Faróis está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão, movimento do ecossistema de inovação da cidade, e também a tendências nacionais e internacionais de tecnologia educacional, com foco na aprendizagem criativa.

“Os Faróis do Saber e Inovação são locais de descoberta, exploração e empoderamento dos estudantes. É a inovação tecnológica ao alcance dos alunos”, reforça.

>>> Curitiba adota tecnologia de ponta usada em Notre-Dame

Dezenove unidades já foram entregues neste novo modelo. Até o final deste ano, a cidade contará com 33 Faróis do Saber e Inovação.

“São verdadeiras oficinas de criatividade que trazem reflexões e soluções para o dia a dia. São essas crianças que vão fazer a Curitiba do futuro”, comenta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

LEIA TAMBÉM:

Governo francês escolhe Curitiba para investir em soluções de cidades inteligentes

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você