Engenheiros brasileiros criam fogão solar que substitui botijão de gás

HAUS
27/06/2018 21:00
Thumbnail

Fotos: UFRN/Reprodução

Engenheiros mecânicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram fogões solares, construídos a partir de sucatas, espelhos e outros materiais de baixo custo, para substituir os aparelhos convencionais que dependem do botijão de gás. A coordenação do projeto é de Luiz Guilherme Meira de Souza, que há 40 anos se dedica a estudar energia solar.
Como todas as sacadas geniais, a ideia é simples: transformar a radiação solar em calor, criar um efeito estufa e usar esse calor para aquecer água, cozinhar, secar ou assar os alimentos.
E a invenção surge para aliviar preocupação social pertinente. Nos últimos 12 meses, o preço do botijão já consome até 40% da rendas das famílias mais pobres.
Um dos fornos recém montados (de MDF, espelhos e placa de metal) custou R$ 150 reais e deu conta de assar nove bolos ao mesmo tempo em uma hora e meia somente com a energia captada da luz solar. Um forno convencional seria vinte minutos mais rápido, mas não teria capacidade para tantas assadeiras, como explica o engenheiro Mário César de Oliveira Spinelli à reportagem da BBC.
O engenheiro Pedro Henrique de Almeida Varela também fabricou um forno solar a partir de sucatas de pneus, latinhas de cerveja vazias e uma urupema, espécie de peneira indígena. Durante os experimentos, foram assados vários alimentos com sucesso, como pizza, bolo, lasanha e até empanados.
Varela destaca que em países da África e da Ásia os governos têm incentivado o uso de fogões solares pela população para diminuir o consumo de lenha e os impactos ambientais.
Para Luiz Guilherme, os produtos poderiam ser fabricados em escala se o Brasil investisse em pesquisas de tecnologia social. Mas os estudos que são realizados esbarram, na opinião dele, no desinteresse político, industrial e até acadêmico.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!