Mais resistente que concreto, tijolo de cogumelos promete alternativa à construção civil

Gazeta do Povo
26/05/2019 20:53
Thumbnail

Foto: divulgação/Inhabitat

No rol de alternativas bizarras para a construção civil, uma novidade aparece com a promessa de ser mais resistente do que o concreto: tijolos de cogumelos. A invenção é do micologista Philip Ross, que desenvolveu o material de construção a partir de fungos que formam uma rede de fibras finas e semelhantes a raízes — estrutura chamada de micélio.
Ross percebeu que esta parte específica é ultrarresistente à água, ao mofo e ao fogo, quando cultivado de forma adequada. Depois de processado e seco, o fungo se torna um material extremamente leve e forte — até mais que o concreto, segundo o pesquisador.
Além de totalmente orgânico e biodegradável, outro benefício é que o ser vivo se adequa à forma que lhe é instigada, permitindo que ganhe múltiplos usos (que incluem até móveis).
Foto: divulgação/Inhabitat
Foto: divulgação/Inhabitat
O material já provou sua eficácia em uma instalação feita na instituição de arte nova-iorquina MoMA PS1 em 2014. A torre temporária Hy-Fy, feita a partir dos tijolos orgânicos, foi inaugurada no local, projetada pelo arquiteto David Benjamin, do escritório The Living. Eles conceberam um tijolo derivado do original de Ross, que mistura os fungos a resíduos agrícolas. A instalação durou dois meses e depois disso o material seguiu para compostagem.
Torre de tijolos orgânicos Hy-Fi, inaugurada no MoMA PS1 em 2014. Foto: divulgação/Inhabitat
Torre de tijolos orgânicos Hy-Fi, inaugurada no MoMA PS1 em 2014. Foto: divulgação/Inhabitat
Em entrevista à Glasstire, o pesquisador afirmou que o micélio “tem o potencial de ser um substituto para muitos plásticos à base de petróleo. […] Com ele, é possível entrar na produção regional de biomateriais. Em São Francisco, por exemplo, poderíamos começar a produzir outros materiais derivados desse fungo e criar um projeto piloto com várias aplicações”.
A inovação de Ross foi patenteada pela empresa de biomateriais Ecovative, que dá prosseguimento às pesquisas e pretende viabilizar o material para novos modelos construtivos.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!