Nova tinta criada pela Disney permitirá ligar a tevê ou “comandar” a casa com um toque na parede

HAUS
08/05/2018 21:10
Thumbnail

Parede funciona com uma grande tela de smartphone através de tinta condutora. Foto: Reprodução

“Ok, Google”. A famosa frase que permite uma série de comandos de voz para quem usa qualquer aparelho com sistema Android — e que tornou acessível para muitos a automação de diversos outros aparelhos da casa através do Google Home — pode em breve ficar obsoleta. Isso porque uma nova tinta desenvolvida por pesquisadores da Disney e batizada de Wall++ vai permitir que você assuma o comando da casa a partir de gestos, rastreando os seus movimentos: já imaginou destrancar a porta digitando uma senha diretamente na parede?
A tecnologia, desenvolvida em parceria do centro de pesquisa da Disney em Pittsburgh com a Universidade Carnegie Mellon, faz com que a tinta seja condutora de energia, transformando qualquer parede em um grande sensor. A ideia é que a tinta possa ser facilmente aplicada e tenha baixo custo — a estimativa é que custe 20 dólares por metro quadrado (cerca de R$ 70).
A tecnologia consiste em uma tinta de níquel à base de água com eletrodos aplicados na parede, interligados por uma fita de cobre. Depois, camadas de adesivos de vinil fazem o isolamento e, por fim, uma camada de tinta látex esconde tudo.
Depois de pronta, a parede é conectada com uma placa de sensores e passa a funcionar como a tela de um smartphone, identificando onde acontece o movimento através do ruído eletromagnético que fica no ar. Assim, através do toque, será possível ajustar a temperatura, ajustar a luz ou pausar uma música.
Os sensores também identificam barulhos específicos, como furadeira e secador de cabelo. Foto: reprodução
Os sensores também identificam barulhos específicos, como furadeira e secador de cabelo. Foto: reprodução
Outra aplicabilidade da tinta condutora é identificar movimento no ambiente, sabendo quais são os móveis e onde estão as pessoas. Isso permite, por exemplo, que a luz acenda automaticamente quando alguém entrar no cômodo ou que a televisão ligue quando alguém senta no sofá. O estudo (clique aqui para ver em detalhes) ainda não tem previsão de ser comercializado, mas o objetivo é que aconteça em breve.
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Confira no vídeo como a tinta funciona:

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!