Novo ‘animal de estimação’ tecnológico alia sustentabilidade e tecnologia

HAUS
25/08/2016 20:06
Thumbnail

Bearbot tem como proposta ser uma companhia a mais em casa, além da função tecnológica. Projetado em Luxemburgo pela Mu Design, o pequeno urso é um controle remoto universal. Foto: Divulgação

A automação de casas e apartamentos não é algo tão recente no Brasil. Em 2006, um edifício lançado na região da zona sul de São Paulo já contava com interações tecnológicas, como o acesso ao apartamento ser feito apenas pelo reconhecimento das digitais do morador. Desde então, as empresas do mercado de tecnologia de vários países investem em produtos e sistemas que integrem segurança, conforto e praticidade para os usuários. Além e toda a funcionalidade, algumas apostam também em um apelo emocional.
Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2017, o Bearbot tem como proposta ser uma companhia a mais em casa, além da função tecnológica. Projetado em Luxemburgo pela Mu Design, o pequeno urso é um controle remoto universal, pelo qual é possível integrar desde aparelhos de som e televisores até sistemas de luz e alarme da casa.
Os diferenciais, no entanto, ficam por conta da interação e de não precisar de botões. Por meio de um sistema de controle de gestos em 3D, o Bearbot permite ao seu dono ligar ou desligar aparelhos eletrônicos, controlar a temperatura de sistemas de ar condicionado, dar comandos ao celular ou ao laptop, e também controlar a luz e as persianas de um apartamento, por exemplo. A empresa também sugere o dispositivo para executivos que lidam com apresentações de slides.

Como funciona

Por meio de um aplicativo disponível para os sistemas Android e iOS, o usuário pode cadastrar e programar diversos aparelhos, ensinando o urso os gestos para cada ativação. Além disso, o Bearbot é dotado de interações espontâneas, conforme é deixado ocioso ou quando a bateria está sendo carregada.
Bearbot tem como proposta ser uma companhia a mais em casa, além da função tecnológica. Projetado em Luxemburgo pela Mu Design, o pequeno urso é um controle remoto universal.<br>Foto: Divulgação
Bearbot tem como proposta ser uma companhia a mais em casa, além da função tecnológica. Projetado em Luxemburgo pela Mu Design, o pequeno urso é um controle remoto universal.<br>Foto: Divulgação
Além do aspecto emocional de se ter outra ‘espécie’ de bicho de estimação, a Mu design aposta em uma relação saudável. Uma pesquisa publicada em 2011 pela NSF International – organização pública de pesquisa em saúde – mostra o controle remoto como uma das maiores concentrações de fungos e bactérias dentro de casa. Por não precisar manipular o urso durante atividades como cozinhar, trabalhar ou mesmo lazer.
A empresa criadora do Bearbot tenta financiar o aparelho por meio da plataforma Indiegogo, de financiamento coletivo – ou crowdfunding. O projeto ainda tem um mês até a data final, mas a arrecadação está em apenas 5% do valor necessário. E os interessados em ter um ursinho destes precisarão desembolsar pelo menos 75 euros, ou aproximadamente R$275 reais. Embora ambicioso, o projeto do urso tecnológico envolve materiais recicláveis e consumo sustentável de energia, se tornando uma interessante e criativa opção para os aficionados por tecnologia.
Para quem quiser conferir o crowdfunding, basta entrar no site.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!