Engenheiros descobrem que a cenoura deixa o concreto mais resistente

HAUS
15/08/2018 12:15
Thumbnail

Foto: Bigstock

Um estudo desenvolvido por engenheiros britânicos mostrou que, além de fazer bem para a saúde das pessoas, as cenouras também contribuem para a saúde das edificações. Ao acrescentar “nano plaquetas” extraídas das fibras das raízes do vegetal ou da beterraba à mistura do concreto, os pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, descobriram que o material tem seu desempenho mecânico melhorado, tornando os edifícios mais fortes e ecológicos.
Isso acontece devido à capacidade das plaquetas de aumentar a quantidade de hidrato de silicato de cálcio nas misturas de concreto, principal substância que controla o desempenho estrutural. Desta forma, menores quantidades do material seriam necessárias à construção.
Ainda segundo o estudo, realizado em colaboração com a Cellucomp Ltd do Reino Unido, o desempenho das partículas vegetais supera estruturalmente e ambientalmente todos os aditivos de cimento disponíveis comercialmente, como grafeno e nanotubos de carbono, e faz isso a um custo muito menor.
Além de melhorar a qualidade do produto, a adição das partículas vegetais ao cimento ainda contribui para reduzir o número de fissuras comuns ao material, evitar a corrosão e aumentar a vida útil do concreto.
“Os compósitos não são apenas superiores aos produtos de cimento atuais em termos de propriedades mecânicas e de microestrutura, mas também usam quantidades menores de cimento. Isso reduz significativamente tanto o consumo de energia quanto as emissões de CO2 associadas à fabricação de cimento”, destaca Mohamed Saafi, professor do Departamento de Engenharia da Universidade de Lancaster, em nota divulgada pela universidade.
A estimativa é a de que se possa alcançar uma economia de 40 Kg de CO2 por metro cúbico de cimento Portland produzido, que responde atualmente por 8% das emissões globais do gás.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!