Quer um robô que ajude nas tarefas diárias? Ele já existe

HAUS
08/02/2017 20:55
Thumbnail

Fotos: Piaggio Fast Foward/Divulgação

Um futuro à la “Os Jetsons” está mais próximo. Ou pelo menos é isso que a Piaggio, companhia italiana responsável pela tradicional marca de scooters Vespa, quer que aconteça. O robô Gita – termo em italiano que significa “excursão” e novo produto da empresa – pode seguir uma pessoa que possua seu controle ou rodar de forma autônoma, desde que já tenha feito o percurso anteriormente.
O destaque da máquina azul e redonda é sua capacidade de carga: você pode colocar diversos objetos dentro dela – o Gita carrega até 18 quilos. “É um assistente do dia a dia, feito para ajudar pessoas a andar, correr, pedalar ou patinar seus caminhos de forma livre e produtiva pela vida”, declara a empresa em seu site.
O robô Gita tem capacidade para até 18 quilos.
O robô Gita tem capacidade para até 18 quilos.
O robô tem velocidade máxima de 35 km/hora e a bateria possui autonomia de 8 horas. Para guardar materiais em seu interior, basta encostar o dedo no leitor biométrico, digitar seu código e abrir a tampa do pequeno Gita, que tem 66 centímetros de altura. Câmeras e sensores permitem a gravação dos locais por onde ele passa e evitam obstáculos.
Leitura biométrica garante segurança no transporte da carga.
Leitura biométrica garante segurança no transporte da carga.
Lançado no final da janeiro, a Piaggio fará testes com o Gita pelos próximos 6 meses em diversas universidades e cidades dos Estados Unidos. Por agora, ele dará suporte e apoio a pessoas que carregam objetos pesados no dia a dia, como jardineiros e profissionais de resorts, asilos e instituições de ensino. Mais para frente, ele poderá acompanhar você em uma ida ao supermercado. Quem sabe?

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!