Tinta com polímero elástico torna paredes “indestrutíveis”

HAUS
09/08/2016 22:47
Thumbnail

Foto: Line-X/Divulgação

Uma tinta que torna qualquer coisa indestrutível. Parece coisa de filme de super-herói, mas a Line-X, empresa norte-americana especializada no desenvolvimento de materiais de segurança, tornou isso realidade.
O Paxcon, revestimento de alto desempenho e resistência feito de um polímero elástico, é utilizado pela indústria de defesa militar dos Estados Unidos e por diversas empresas de segurança para a proteção de construções.
Considerado um spray antiterrorista, após ser aplicado nas paredes, a tinta forma uma barreira impermeável resistente ao calor e que absorve impactos, reduzindo ou até zerando a quantidade de fragmentos em uma possível explosão.
Como é possível ver no vídeo, enquanto a parede comum se desintegra, a revestida com o material apresenta uma expansão, mas permanece intacta.
Segundo a Line-X, em uma típica explosão de bomba, 80% das fatalidades são ocorridas por estilhaços ou restos de uma estrutura. O uso do Paxcon torna a parede 20 vezes mais forte do que uma parede normal, tornando a empresa uma referência global no segmento de materiais de segurança.
Sua eficiência é comprovada não só em paredes, mas também em automóveis e coletes à prova de bala. Em testes balísticos, o projétil fica preso no material, porém não se desintegra.
O material já é comercializado em diversos países, mas ainda não tem representação no Brasil.
Você pode ter mais informações sobre a Line-X e o Paxcon aqui.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!