Você já pode trocar os interruptores de casa por tinta elétrica; conheça tecnologia

Gazeta do Povo
03/08/2019 10:52
Thumbnail

Foto: divulgação/Bare Conductive

E se, em vez de instalar interruptores, você pudesse pintar os condutores de eletricidade da sua casa? Ampliar esses ‘horizontes elétricos’ é o objetivo das tintas condutoras de eletricidade, que são como qualquer tinta à base d’água, com a exceção de um ingrediente extra em sua composição: o carbono.
A chamada tinta elétrica é produzida e comercializada pela empresa londrina Bare Conductive, que criou a tecnologia em 2009. O material pode ser usado em superfícies de todos os tipos: papel, plástico, madeira e vidro. As únicas superfícies que não suportam a tinta são os plásticos como o polipropileno. Por serem hidrofóbicos, não absorvem a tinta à base d’água.
“Na tinta, há muitas pequenas partículas de carbono. Quando o líquido seca, essas partículas ficam mais próximas umas das outras, permitindo que a eletricidade possa fluir sobre elas”, explica o CEO e co-fundador da empresa, Matt Johnson, ao Business Insider. Por isso, a intensidade da corrente elétrica é maior quanto mais grossa for a camada de tinta aplicada.
Nesta aplicação, tinta simula as notas musicais, que são emitidas pelo computador. Foto: divulgação/Bare Conductive
Nesta aplicação, tinta simula as notas musicais, que são emitidas pelo computador. Foto: divulgação/Bare Conductive
Para funcionar, a tinta elétrica deve estar ligada à uma placa de circuito impresso, a qual pode ser conectada a um computador. Como a tinta é sensível ao toque, ela emite sinais quando é encostada, enviando o comando à placa.
Foto: divulgação/Bare Conductive
Foto: divulgação/Bare Conductive

Diferentes aplicações

Johnson explica que a finalidade da tinta é ser usada como um sensor, mais do que para substituir fiações elétricas. Por isso, praticamente todo tipo de aplicação sensível ao toque é feita a partir da pintura: notas musicais, sons de instrumentos, dimerizador de luz.
Kit permite montar sua própria luminária com papel. Foto: divulgação/Bare Conductive
Kit permite montar sua própria luminária com papel. Foto: divulgação/Bare Conductive
Por isso, além das próprias tintas, a Bare Conductive vende kits prontos para o próprio cliente montar sua aplicação. Um exemplo é uma luminária, feita com pouquíssimos elementos. Assista:
O kit sai por £33 (R$ 156). Já a lata de 50 mL de tinta sai por £22,50 (R$ 106). A empresa entrega no Brasil, e os pedidos podem ser feitos diretamente no site da marca.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!