Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Foto: arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal| Foto:

Os entendidos em plantas que nos perdoem. A verdade é que os reles mortais, em geral, não sabem coisa alguma de botânica. E bate o desespero quando você compra ou ganha uma planta que não conhece nem sabe como cuidar direito para que ela floresça e embeleze sua casa ou local de trabalho. Foi vivendo esse dilema bem comum que ouvimos falar do PlantNet*.

O aplicativo gratuito de identificação de plantas é bem intuitivo. Para usar, basta inserir uma imagem da planta da sua galeria ou tirar uma foto na hora. Em seguida, é só escolher entre as categorias folha, flor, fruto e caule. Em segundos, o aplicativo compara a foto com um banco de imagens próprio com mais de 4 mil espécies de todo mundo e te mostra os resultados mais prováveis.

>>> Testamos: como se livrar do cheiro de cocô no banheiro e evitar constrangimentos

Para testar a eficácia do aplicativo, fomos até a floricultura Esalflores e pedimos para alguns consultores da loja para que nos ajudassem a escolher oito plantas, de espécies bem populares a plantas mais raras e exóticas. Todas foram identificadas corretamente pela ferramenta.

Conclusão

>>> Testamos: o poder desengordurante da coca-cola na limpeza da cozinha

O aplicativo é uma mão na roda. Atende bem a especialistas e leigos para se ter uma noção superficial de que planta se trata. Voltaremos a usá-lo para saber o nome das plantas que não conhecemos, mas vale ressaltar que suas identificações não são 100% precisas, pois pode haver variações sutis entre subespécies que o aplicativo pode não reconhecer dependendo da qualidade e ângulo da foto.

*Existem outros aplicativos similares. A escolha do PlantNet foi puramente editorial.

LEIA TAMBÉM

Testamos: como tirar risco de caneta de tecidos e do sofá

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]