Testamos: impermeabilização do sofá no estilo faça você mesmo e sem gastar muito

Luan Galani
21/11/2018 13:39
Thumbnail

Foto: arquivo pessoal

Quem nunca derramou água, vinho ou o suco das crianças no sofá que atire a primeira pedra. Dependendo da quantidade de líquido, haja criatividade (secador, ventilador ou janela escancarada mesmo) e tempo para fazer os estofados secarem. Mas existe um jeito bem fácil de acabar com os estresses dos líquidos derramados. Foi o que descobrimos testando o impermeabilizante para tecidos Ecotextil. Você mesmo pode aplicar de maneira bem fácil. Tudo do que vai precisar é comprar o produto e ter um rodinho de pia em mãos.
Ele pode ser adquirido no site da fabricante, a Easy Tech Shield*, ou em diversas lojas de materiais para construção e variedades. Nós usamos o frasco de 500 ml, que custa aproximadamente R$ 100 e pode cobrir uma área de até 3 metros quadrados.
O impermeabilizante é feito a partir de dióxido de sílica, e por isso não tem cheiro nem é inflamável, e não muda a aparência do tecido (o que é bem importante frisar!). Pode ser aplicado em qualquer tipo de tecido, como suede, camurça, linho, chenile, viscose e seda, por exemplo, para proteger sofás, cadeiras, poltronas, bancos de carro, carpetes e até roupas.
O frasco já vem pronto para aplicação. E segue com um manual bem simples e explicativo. Basta limpar o tecido antes, passando um aspirador na área e depois borrifar o produto com movimentos ordenados na horizontal e na vertical. Depois é só passar o rodinho nas quatro direções, a fim de garantir que as partículas do produto penetrem em todo o tecido. Daí é só esperar 24 h, sem mexer no local, e a mágica acontece. A indicação é que a aplicação seja refeita todo ano.

Conclusão

O produto funciona. Cumpre com o prometido e tem um investimento para lá de razoável se comparado com serviços tradicionais de impermeabilização e se você considerar que vai durar um ano inteiro protegendo seus tecidos dos líquidos. Vamos usar em casa com certeza!
*A empresa enviou o produto para a reportagem testá-lo sem qualquer compromisso comercial e sem conhecimento prévio do resultado do experimento feito na redação.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!