Testamos: três dicas caseiras para tirar chicletes de tecidos

Acetona, ferro de passar roupa e gelo. Qual dessas três maneiras é a mais eficaz para eliminar as manchas causadas pela goma de mascar

Foto: Wikihow/reprodução

por Luan Galani

05/12/2018

compartilhe

Pouca coisa irrita mais do que descobrir um chiclete grudado naquela calça favorita ou no carpete da sala. E qual a técnica certa para tirar o chiclete em casa? As mais comuns e listadas em vários tutoriais são usando acetona, ferro de passar roupa ou gelo. Lá fomos nós testar as três maneiras.

Passar acetona com um pano seco remove toda a goma de mascar. Mas mancha o tecido, mesmo depois de lavar com água e sabão neutro e esperar secar.

>>> Testamos: impermeabilização do sofá no estilo faça você mesmo e sem gastar muito

Com o gelo é outra história. Exige paciência, mas funciona. Passe alguns cubos de gelo sobre o chiclete até ele endurecer. Você vai saber que congelou quando ele começar a ficar esbranquiçado. Aí é só quebrar a goma e tirar com as unhas. Repita o processo até sair tudo. Depois é só lavar normalmente.

Outra tática bem comum é tentar derreter o chiclete com o ferro de passar roupa. Colocamos um pano sobre o tecido com chiclete, esperamos o ferro esquentar e passamos sobre o local por alguns segundos. A goma derrete, mas não sai completamente, mesmo após a lavagem.

>>> Testamos: talco é eficaz para tirar mancha de óleo de tecidos e do sofá?

Conclusão

Não entre mais em pânico quando se deparar com um chiclete no carpete, no sofá ou na roupa. Paciência e gelo são o segredo para o sucesso. Só lembre de usar luvas para proteger seus dedos do frio.

LEIA TAMBÉM

Testamos: limpar rejunte de azulejo com vinagre funciona?

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você